Prefeitura Municipal de Erechim - Autoridades destacam que integração regional é fundamental para o desenvolvimento do Turismo Rural
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1015/autoridades-destacam-que-integrao-regional--fundamental-para-o-desenvolvimento-do-turismo-rural

27/09/2007

Autoridades destacam que integração regional é fundamental para o desenvolvimento do Turismo Rural

Autoridades destacam que integração regional é fundamental para o desenvolvimento do Turismo Rural

    Os melhores produtos tursticos que uma regio pode ter so os produtos que so referncia no ponto de vista vocacional, cultural e econmico. Para discutir a vocao da Regio Turstica Hidrominerais e da Microrregio Termas e Lagos, esta sendo realizado em Erechim o II Seminrio Termas e Lagos e II Encontro de Turismo Rural.
    A abertura oficial do evento ocorreu na manh desta quinta-feira (27), na URI Campus de Erechim, com a presena do Prefeito Eloi Zanella, Tcnica da Secretaria de Turismo Esporte e Lazer do RS Gldis Garcia, Secretrio Municipal de Cultura Esporte e Turismo Eldio Cervo, Diretor Geral da URI Campus de Erechim e Presidente do Credenor Lus Mrio Spinelli, Presidente da Agncia de Desenvolvimento Alto Uruguai Deoclcio Corradi, representante da CDL Erechim Alexandre Zaffari, e da Coordenadora do Frum Regional de Turismo Maria Vanda Krepinski Groch.
    Na oportunidade o Secretrio de Cultura Esporte e Turismo Eldio Cervo, salientou que fundamental para a regio a construo de projetos e planos estratgicos em conjunto. Ns temos que buscar nos detalhes o diferencial de nossa regio, pois desta forma ganham os municpios e sua gente. Ns temos belos exemplos na Regio Alto Uruguai, porm, necessrio sonharmos juntos e termos o mesmo propsito: desenvolver o turismo.
    O Presidente do Credenor Luis Mrio Spinelli, disse que o municpio e a regio passam por um momento muito bom para construo e desenvolvimento do turismo. No coisa para daqui um ano ou dois, mas sim para daqui dez, quinze ou vinte anos. Ns estamos revertendo situaes que nos escaparam e estamos conseguindo consolidar aquilo que a regio tem de bom. Ns temos que ser simples mas temos que perseverar, e por mais difcil que as coisas sejam precisamos seguir em frente e transformar positivamente nossa regio.
Em seu pronunciamento a representante da Secretaria de Turismo Esporte e Lazer do Estado Gldis Garcia, parabenizou o municpio de Erechim e regio pela iniciativa de realizar um seminrio com temas to relevantes. Queremos registrar neste momento os nossos agradecimentos a Maria Vanda Groch e toda a sua equipe, que vm desenvolvendo um trabalho excelente no municpio e regio. Ns acostumamos brincar na SETUR que toda regio deveria ter uma Maria Vanda e sua equipe, pois com certeza o nosso turismo seria bem melhor; claro que com o apoio do secretrio e do prefeito, pois a gente sabe muito bem, ns que trabalhamos em rgos pblicos, que sem o apoio dos nossos mandatrios no conseguiramos chegar a lugar nenhum.
    J o Prefeito Eloi Zanella enfatizou que a regio esta dando os primeiros passos de uma caminhada que deveria ter sido iniciada h muito tempo. Quando a gente falava em turismo a lembrvamos de Gramado e Canela, vamos a outra serra e no a nossa. Pois bem, o nosso povo no diferente daquele que vive na regio de Bento Gonalves, Bento tambm no era uma regio turstica, em questo de quinze anos no existia a regio turstica do Vale dos Vinhedos. Hoje aquela regio recebe mais turistas do que Gramado e Canela, mas eles foram construindo esta trajetria ao longo do tempo, no aconteceu de uma hora para outra. Ns aqui nos focamos inicialmente no turismo de eventos, e criou-se uma estrutura extraordinariamente positiva neste sentido. Porm isso muito pouco, pois ns temos belezas naturais a serem exploradas e temos inmeros diferenciais. O que ns precisamos uma cultura que passe a valorizar o que temos de melhor, que atenda e acolha bem aos turistas, pois o turista que sair com uma imagem positiva de nosso municpio e regio ir, sem sobra de dvida, divulgar os nossos roteiros.
    Aps a solenidade de abertura foram apresentadas as aes regionais que esto sendo desenvolvidas pelo Credenor e Agncia de Desenvolvimento do Alto Uruguai. Na parte da tarde o ciclo de palestras abordou entre outros assuntos os entraves e potencialidades para o desenvolvimento turstico regional, passos essenciais e as novas verses do turismo no meio rural, desenvolvimento do turismo no Vale dos Parreirais em Erechim, e a experincia do consrcio de desenvolvimento sustentvel da Quarta Colnia.
    O seminrio encerra nesta sexta-feira com visitas tcnicas ao Aterro Sanitrio de Erechim, Estao Experimental da URI, aos municpios de Trs Arroios e Paulo Bento, e ao Plo de Cultura de Erechim. O roteiro tem sada prevista para as 9h em frente a URI Campus de Erechim.