Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim inclui pessoas e reduz vulnerabilidade social em quase 40%
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10149/erechim-inclui-pessoas-e-reduz-vulnerabilidade-social-em-quase-40

04/09/2015

Erechim inclui pessoas e reduz vulnerabilidade social em quase 40%

Erechim inclui pessoas e reduz vulnerabilidade social em quase 40%

A soma de políticas sociais do governo federal, entre elas o Bolsa Família, com ações em âmbito municipal contribuíram para a formação de uma Erechim mais igual entre os anos 2000 e 2010, conforme revela o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a partir do Atlas da Vulnerabilidade Social nos Municípios Brasileiros, divulgado esta semana.
O município apresentou melhoras em todos os indicadores avaliados (Renda e Trabalho, Capital Humano e Infraestrutura Urbana) – saindo da condição de 'baixa vulnerabilidade' para a situação de 'muito baixa vulnerabilidade' – onde se encontram apenas 11% das cidades brasileiras.
No mesmo período, o país reduziu seu índice geral de vulnerabilidade em 27%.
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, explica que o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) traz indicadores que permitem que o município tenha um mapeamento real da exclusão e da situação de vulne¬rabilidade social no território local. “Felizmente, ao longo dos anos, temos mostrado avanços importantes. Estamos, cada vez mais, incluindo pessoas. Isso se dá com a geração de oportunidades, a partir de avanços em projetos sociais liderados pelo governo federal e, também, por ações locais com foco na educação, saúde e qualificação de nosso cidadão. Sabemos que ainda temos muito a fazer, mas os números indicam que estamos no caminho certo”, avalia.
Os dados revelam que o Brasil apresentava, em 2000, IVS igual a 0,446, posicionando-se na faixa da alta vulnerabilidade social. Dez anos depois, o índice caiu para 0,326, na faixa de média vulnerabilidade social – uma redução de 27% no período. O IPEA concluiu que a quantidade de municípios brasileiros com alta ou muito alta vulnerabilidade social caiu de 3.610 em 2000 para 1.981 em 2010.
Já o número de municípios com baixa ou muito baixa vulnerabilidade social passou de 638 em 2000 para 2.326 dez anos depois. Mais informações sobre o estudo do IPEA podem ser obtidas no endereço eletrônico: http://www.ipea.gov.br/portal.