Prefeitura Municipal de Erechim - Ivo Bonfante assume direção do CEREST/Alto Uruguai
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10148/ivo-bonfante-assume-direo-do-cerestalto-uruguai

03/09/2015

Ivo Bonfante assume direção do CEREST/Alto Uruguai

Ivo Bonfante assume direção do CEREST/Alto Uruguai

O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador do Alto Uruguai (CEREST/AU) mantém sua gestão e políticas de trabalho voltadas à prevenção. Ivo Bonfante, que assumiu a direção da instituição em agosto de 2015, destaca essa afirmativa. “O CEREST é um serviço especializado na área da saúde do trabalhador, que tem como objetivo principal a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho”, explica.
O CEREST foi inaugurado em 2010 e é voltado a todos os trabalhadores das áreas urbanas e rurais, do mercado formal ou informal, com carteira assinada ou não, além de autônomos, funcionários públicos ou privados, desempregados, aposentados e domésticos, com agravos relacionados ao trabalho.
“Vale ressaltar e informar à comunidade que as pessoas devem ser encaminhadas ao CEREST através do SUS, via secretarias de Saúde dos municípios da região da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde ou UBS’s”, declara o diretor.
O CEREST, que atende a todos os municípios da AMAU, além de Nonoai e Rio dos Índios, é composto por uma equipe multiprofissional formada por agente executivo especializado, chefe da equipe de Saúde do Trabalhado, diretor, profissionais de enfermagem, engenharia do trabalho, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina do trabalho, motorista, técnico em enfermagem, técnico em segurança do trabalho e zeladoria.
Entre as ações executadas estão a vigilância aos ambientes e processos de trabalho, com visitas aos locais a fim de orientar melhorias das condições de trabalho, promovendo a saúde dos trabalhadores. “Nestas primeiras semanas de trabalho estamos realizando visitas aos municípios que compreendem a nossa região, a fim de esclarecer os nossos procedimentos e colocar o CEREST à disposição das prefeituras”, pontua Ivo.
Ainda, o CEREST atua com assistência, reabilitação, educação, formação e vigilância epidemiológica. Em Erechim, o CEREST está diretamente ligado ao município, através da Secretaria de Saúde, além do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Estado do RS e Rede Nacional de Saúde do Trabalhador da União.