https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10139/vice-prefeita-participa-da-abertura-da-semana-da-ptria
02/09/2015
Vice-prefeita participa da abertura da Semana da Pátria
Solenidade contou com premiação da 4ª edição do concurso cultural, com o tema “História, Memória e Patrimônio Histórico e Cultural de Erechim”
Solenidade contou com premiação da 4ª edição do concurso cultural, com o tema “História, Memória e Patrimônio Histórico e Cultural de Erechim”
Na presença da vice-prefeita de Erechim, Ana Oliveira, foi aberta oficialmente a Semana da Pátria de 2015. A solenidade, realizada na Praça da Bandeira, na manhã de terça-feira (1), contou com a chegada do Fogo Simbólico que foi conduzido até o local da solenidade pelo Clube dos Corredores de Erechim, onde o atleta Diego Telles entregou a Chama do Fogo Simbólico ao presidente da Liga da Defesa Nacional, Núcleo de Erechim, capitão Maurício Paraboni Detoni que, juntamente com vice-prefeita, Ana Oliveira, fizeram o acendimento da pira da pátria.
Ainda, hasteamento das Bandeiras e entrega das premiações da 4ª edição do concurso cultural realizado entre estudantes das escolas da cidade para comemorar a semana deste ano com o tema “História, Memória e Patrimônio Histórico e Cultural de Erechim”
Estiveram presentes o homenageado da Semana da Pátria 2015, professor Ernesto Cassol; o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Barp; o comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Pedro Wilson Pacheco; o presidente da Liga de Defesa Nacional – Núcleo Erechim, capitão Maurício Paraboni Detoni; demais autoridades militares, estudantis, civis, secretários de Governo, membros do Legislativo, imprensa e comunidade.
Tema da SEMANA DA PÁTRIA 2015
Vivemos em um país onde a diversidade étnica e cultural se destaca pela multiplicidade. Nessa dinâmica são muitos os legados que possuímos no Brasil e em Erechim, colaborando para nossa formação histórica e memória. Falar em memória é falar de identidade social, afinal somos seres históricos. E, é o acumulo dessas referências de outras épocas que forma a estrutura da sociedade em que estamos inseridos. Estas e outras referências constituem o patrimônio histórico e cultural.
O patrimônio cultural de uma comunidade diz respeito a tudo aquilo que a identifica com aquele espaço. A ideia de patrimônio cultural agrega desde prédios, ruas, praças e monumentos que dizem das modificações e sobreposições da formação da dinâmica urbana de uma comunidade, até aspectos antropológicos que dizem da formação de um grupo humano como a língua, os ritos, as crenças e os costumes.
Nos últimos tempos, com o avanço tecnológico, a crise de paradigmas das ciências, o encurtamento das distâncias entre os países e culturas, temos buscado cada vez mais referências que nos ajudem a reconstruir o caminho que nos trouxe até aqui. Na atualidade tudo muda o tempo todo. O que é hoje amanhã não é mais. É desse processo de consciência da transitoriedade da sociedade que tomamos consciência da nossa efemeridade enquanto sujeitos históricos e então adquirimos a noção de continuidade e perpetuação. É daí que provém a necessidade da preservação do patrimônio histórico e cultural e de políticas que contemplem essa necessidade. Nessa assertiva, elegemos como tema gerador para compor as diversas organizações e atividades da semana da Pátria de 2015 os temas: História, Memória e Patrimônio Histórico e Cultural de Erechim.
Classificados do Concurso Cultural da LDN/2015
Visando incentivar os jovens a desenvolver um espírito de pertencimento a nossa nação, a Liga da Defesa Nacional em Erechim, desenvolve anualmente o Concurso Cultural, abrangendo estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental Anos Iniciais das Escolas Sistema Municipal de Ensino e das Redes Estadual e Particular de Ensino de Erechim.
Assim, foram selecionados entre os mais de 400 trabalhos entregues, aqueles doze primeiros que melhor souberam explorar as temáticas propostas. Com base nos critérios de técnica, originalidade e criatividade, a Comissão Julgadora, integrada pelos membros da LDN/Núcleo de Erechim – Maurício Paraboni Detoni, Thaís Janaína Wenczenovicz, Alessandro Bauer, Ronaldo Manica, Anelise Bianchi, Kátia Rossi, Miguel Gotler, Alan Bresolin e Jadir Putti - escolheram os três melhores de cada modalidade, que foram premiados com troféu. Já os classificados do 4º ao 6º lugar receberam Menção Honrosa.
Na modalidade desenho - estudantes da Educação infantil
Bernardo de Oliveira da EMEI Ruther A. Von Muhlen com a obra “Calçada da Praça da Bandeira”.
Valéria Giaretton da EMEI Ruther A. Von Muhlen - Anexo Ir. Roberto Teodulo com a obra “Parque Municipal Longines Malinowski.
Eduarda Valmorbida da EMEF Luiz Badalotti com a obra “Chafariz”.
Na modalidade desenho - estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais - 1º ano
Géssica dos Santos Romanoski da EMEF Paiol Grande com a obra “Erechim e sua história”.
Cristine Alves da EMEF Caras Pintadas com a obra “Castelinho pintura com giz.
Nicole Padilha da EMEF Othelo Rosa com a obra “Castelinho.
Na modalidade desenho – estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais - 2º ano
Luan Almir dos Santos Barbosa da EMEF Cristo Rei, com a obra “Castelinho.
Stéfani V. Lopes dos Santos da EMEF D. Pedro II, com a obra “Chafariz e Castelinho”.
Kauê Fernandes Vargas da EMEF Othelo Rosa com a obra “Praça”.
Na modalidade desenho - estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais - 3º ano
Gustavo Colling da EMEF Luiz Badalotti, com a obra “Centro Cultural 25 de Julho”.
Rafaele C. Alves da Escola de Educação Básica da URI Erechim, com a obra “Praça da Bandeira”.
Ágatha Christine Picoli Vazocha da EMEF Othelo Rosa.