Prefeitura Municipal de Erechim - Secretário da Saúde orienta para importância da amamentação
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10110/secretrio-da-sade-orienta-para-importncia-da-amamentao

21/08/2015

Secretário da Saúde orienta para importância da amamentação

VII Semana da Amamentação foi realizada nos dias 19 e 20 de agosto. Para setembro tem atividade programada para o dia 9 na UBS São Vicente de Paulo

Secretário da Saúde orienta para importância da amamentação

VII Semana da Amamentação foi realizada nos dias 19 e 20 de agosto. Para setembro tem atividade programada para o dia 9 na UBS São Vicente de Paulo

Com o slogan “Amamentar e trabalhar – para dar certo o compromisso é de todos”, acontece a Vll Semana da Amamentação & lX Semana do Bebê nos dias 19 e 20 de agosto e 9 de setembro. O evento, que terá uma grande programação, é promovido pela Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde com o apoio do CEREST/Alto Uruguai, Programa Acolher, Comil, SESC, URI, Unimed, 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, Hospital de Caridade, CDL Erechim e Programa Primeira Infância Melhor.
Para o secretário da Saúde, Plínio Costa Jr. é fundamental ressaltar a importância da amamentação e a garantia dos direitos e aspectos legais que envolvem o tema. “O leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê. Além disso, a amamentação também contribui para o desenvolvimento emocional do bebê, pois promove uma forte ligação emocional com a mãe, transmitindo-lhe segurança e carinho, de modo a facilitar, mais tarde, o seu relacionamento interpessoal e, ainda, contribui para o desenvolvimento psicomotor do bebê. Para a mãe também é fundamental, ela se sente mais segura, menos ansiosa, seu útero volta ao tamanho normal mais rapidamente, além de apresentar menos chances de desenvolver anemia, hemorragias, câncer de mama e ovário no pós-parto. A mamãe também estará menos propensa a sofrer com osteoporose e voltará ao peso normal muito mais rapidamente”, reforça o secretário.
Para o juiz do Trabalho, Luiz Antônio Mecca, que destacou as questões legais da amamentação infelizmente não se têm ainda muitas regras na legislação que proteja todos os direitos da mulher. “Porém, vale ressaltar que, pela minha experiência, percebemos que as empresas têm respeitado o direito da amamentação. Por isso a importância dessas mobilizações que incentivam o aleitamento materno. Parabéns aos organizadores dessa semana", afirma o juiz.

Atividades desenvolvidas
Na quarta-feira (19) as atividades tiveram início com peça teatral no Centro Cultural 25 de Julho - Dr. Peteleco e a importância do Aleitamento Materno, numa parceria com o SESC Erechim.
Ainda, durante a tarde, palestra com a enfermeira Sandra Busatta do Cerest/Alto Uruguai com o tema ‘Amamentação e trabalho: E possível conciliar’. Também palestra com a dentista da SMS Tânia Zunkowski de Carvalho sobre a importância da amamentação para o crescimento facial e desenvolvimento da dentição.
Na quinta-feira (20) o Auditório da Unimed foi palco das atividades que contaram com palestra com a enfermeira Sandra Busatta do Cerest/Alto Uruguai com o tema ‘Amamentação e trabalho: E possível conciliar’; palestra com a psicóloga do HC, Carina Leandro Balvedi sobre ‘Aspectos emocionais, Amamentação e retorno ao trabalho: Relato de experiência’.
Ainda, palestra com a enfermeira Tais Tibolla, da empresa COMIL, com o tema ‘O Papel da Saúde Ocupacional frente às mães, puérperas trabalhadoras’. Também palestra com a dentista da SMS Tânia Zunkowski de Carvalho sobre a importância da amamentação para o crescimento facial e desenvolvimento da dentição.
Durante a noite palestra com o pediatra, Alberto Andre Pipi Schimdt sobre amamentação e retorno ao trabalho. Palestra com o juiz do Trabalho Luiz Antônio Mecca sobre as questões legais da amamentação.

Programação 09/09/2015
Horário: 14h
Evento Palestra Karine de Azevedo (PIM)
Tema: Alimentação da gestante e a importância do aleitamento materno
Público Alvo: gestantes e comunidade em geral
Local: UBS São Vicente de Paulo.