Prefeitura Municipal de Erechim - Lei de Separação do Lixo deverá ser cumprida a partir de outubro
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1011/lei-de-separao-do-lixo-dever-ser-cumprida-a-partir-de-outubro

26/09/2007

Lei de Separação do Lixo deverá ser cumprida a partir de outubro

Lei de Separação do Lixo deverá ser cumprida a partir de outubro

Lei de Separação do Lixo deverá ser cumprida a partir de outubro
Lei de Separação do Lixo deverá ser cumprida a partir de outubro
    No dia 12 de outubro vence o prazo legal para que proprietrios de residncias e estabelecimentos comerciais de Erechim, realizem as adequaes necessrias para a estocagem do lixo domiciliar urbano.
    A partir desta data o Poder Pblico far cumprir a Lei n 4.103, de 27 de dezembro de 2006, que trata sobre a obrigatoriedade da existncia de local especfico para estocagem temporria de resduos slidos. De acordo com a Lei proibido acondicionar o lixo domstico em cestos colocados nas caladas, nos canteiros centrais, ou jogados no cho, em qualquer lugar pblico.
    O Decreto Lei n 3.161/2007, estabelece que os coletores de lixo devem ficar dentro do terreno, no alinhamento da calada, separados em dois compartimentos com identificao nas cores marrom para o lixo orgnico e amarelo para o lixo seco. Cada gerador de lixo dever separar obrigatoriamente seu resduo em casa ou na empresa, e acondicion-lo separadamente na lixeira para que seja recolhido. O caminho deixar no coletor o lixo que no estiver devidamente separado.
    Nos ltimos meses o Setor de Educao Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, vem realizando palestras em vrios estabelecimentos de ensino, levando informaes sobre a Lei. A Prefeitura Municipal tambm esta divulgando em programas de rdio e televiso as normas estabelecidas. Atravs do programa Erechim Cidade Limpa, so abordados aspectos fundamentais como o acondicionamento, coleta, transporte e destinao final dos resduos, os quais esto ligados diretamente ao saneamento ambiental. Numa ao conjunta com a empresa Nova Era, responsvel pelo recolhimento do lixo no municpio, e com apoio do COMPAM Conselho Municipal de Proteo ao Meio Ambiente, comearam a ser distribudos jornais informativos com o mapa da coleta seletiva, bem como o horrio em que ela ser executada.

Coleta Seletiva Lixo Seco

Coleta Diria (segunda sbado) das 13h30min s 18h
Bairro Centro
 
Coleta Semanal das 8h s 12h
Segunda-Feira: So Caetano, Morro da Cegonha, Balvedi, Esperana, Jos Bonifcio, Ernesto Zimer, Estar do Chile
Tera-Feira: Ipiranga, Vale Dourado, Dal Mollin, Tringulo, Santa Catarina, Jabuticabal, Paiol Grande I e II, Cooperabic (Cotrel)
Quarta-Feira: Bela Vista, Linho, Morada do Sol, Parque Lvia, So Vicente de Paulo, Copas Verdes, Novo Horizonte, Demoliner
Quinta-Feira: Trs Vendas, Agrcola I e II, Presidente Vargas, Boa Vista, Frinape
Sexta-Feira: Ftima, So Jos, Progresso, Cristo Rei, Petit Village, Aurora, Castelo Branco, Industrial, Vila Feliz, Atlntico, Redeno, Maria Clara, Alvorada
Sbado: Aeroporto, So Cristvo, Aldo Arioli, Koller, Cermica, Vila Villi, Parque dos Viajantes.