Prefeitura Municipal de Erechim - Projeto Samuzinho nas escolas de Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10029/projeto-samuzinho-nas-escolas-de-erechim

29/07/2015

Projeto Samuzinho nas escolas de Erechim

Iniciativa, que terá início no segundo semestre letivo, busca capacitar alunos e professores das escolas, tornando-os multiplicadores do SAMU

Projeto Samuzinho nas escolas de Erechim

Iniciativa, que terá início no segundo semestre letivo, busca capacitar alunos e professores das escolas, tornando-os multiplicadores do SAMU

Com a meta de envolver alunos, pais, educadores e a comunidade, será desenvolvido no segundo semestre letivo, o Projeto Samuzinho a fim de proporcionar maior integração com o SAMU 192 Erechim. Coordenado pela Rede de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa busca capacitar alunos e professores das escolas, tornando-os multiplicadores do SAMU.
Conforme explica a diretora da Rede de Urgência e Emergência, Elaine Grando, o trabalho educativo tem como meta reduzir os acidentes de trânsito e fazer com que a prevenção se torne um tema dentro do conteúdo de suas famílias, possibilitando que esse tema se expanda até a comunidade. “Nosso objetivo geral é promover a educação permanente a crianças e adolescentes do município. Ainda, buscamos apresentar a definição do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192 Erechim), seus objetivos, a equipe que trabalha e o funcionamento do seu serviço na Base do SAMU do município”, pontua Elaine.

Atividades educativas
Entre outras ações, o trabalho também visa, através de palestras, atividades interativas e dinâmicas de grupo, conscientizar quanto a importância em relação à saúde da população, alertar quanto aos prejuízos causados pelos trotes telefônicos, orientar quanto à forma correta de como e quando acionar o SAMU, reconhecer quanto às medidas de prevenção de acidentes e indicar como agir em situações de emergência. “As atividades aplicadas serão previamente planejadas, elaboradas, coordenadas e mediadas pelos funcionários que atuam no SAMU Erechim, contando com ajuda de voluntários capacitados tecnicamente para desempenhar a função”, reforça a diretora.

Agendamento das atividades
Para as escolas da rede pública e particular de Erechim, o SAMU coloca o telefone 9188.5788 para mais informações sobre o projeto e agendamento das ações nas instituições de ensino. “Os temas serão abordados através de dinâmicas em grupo, apresentação de simulações, vídeos, demonstrações práticas de situações em emergências, visita dos alunos a Unidade de Suporte Básico, entre outras ações”, frisa a diretora da Rede de Urgência e Emergência.
“O maior interesse deste projeto é de promover uma educação permanente com as crianças, pois estas serão nossas parceiras em mediar informações sobre prevenções de acidentes e sobre como se comportar adequadamente em situações de emergências”, conclui Elaine.