Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitos convidados para conhecer a Aurora em Chapecó
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1001/prefeitos-convidados-para-conhecer-a-aurora-em-chapec

21/09/2007

Prefeitos convidados para conhecer a Aurora em Chapecó

Prefeitos convidados para conhecer a Aurora em Chapecó

Prefeitos convidados para conhecer a Aurora em Chapecó
    A Diretoria da Aurora vai receber os prefeitos dos municípios onde ela atua em parceria com a Cotrel, no Alto Uruguai do RS. A comitiva partirá de Erechim segunda-feira (24), às 8 h, e será recebida às 10 h, no parque industrial da empresa em Chapecó-SC. Representantes dos funcionários e do Sindicato da Alimentação de Erechim também participarão da visita. A iniciativa partiu da nova direção da Aurora e tem como objetivo apresentar a empresa, e falar dos projetos de expansão no RS para os próximos anos. A aproximação ganhou corpo depois da reunião dos prefeitos com os representantes da Cotrel e da Aurora em Erechim.

Atenção
    As atenções dos prefeitos se voltaram para Cotrel devido a mobilização do Sindicato dos Trabalhadores na Alimentação de Erechim com  relação à garantia do emprego dos trabalhadores dos frigoríficos e a venda das marcas – Nobre, Nobreza,Da Fazenda e Capone. O prefeito de Erechim, Eloi Zanella reclamou da falta de informações a respeito das negociações, gerando com isso um clima social tenso na região.
    Na sede da Amau os prefeitos foram informados, que, pelo novo contrato os funcionários serão demitidos da Cotrel para serem readmitidos pela Aurora. Os sindicalistas apontaram para a falta de garantias o aproveitamento de todos os trabalhadores. A venda das marcas por 15 milhões de reais será investido nas indenizações que hoje custariam cerca de 7 milhões de reais. O restante se destinará para pagamento de fornecedores.

Esclarecimento
    O presidente da Cotrel, Luiz Paraboni Filho, e o gerente da Aurora, Mauro Grasel, foram convidados pela Associação de Municípios do Alto Uruguai – Amau – para falar das tratativas que estão sendo encaminhadas para alteração do contrato de arrendamento dos frigoríficos de suínos e de aves da Cotrel, assinado no mês de setembro de 2005. Na época foi assinado um contrato por oito anos. Mauro Grasel explica que um dos fatores que contribuiu para a alteração contratual da parceria está relacionado com as diferenças dos modelos de gestões.
    Dois anos se passaram e ajustes foram feitos, mas, agora, a decisão da Aurora é pela assinatura de um novo contrato, desta vez por dez anos, com a vinculação Cotrel/Aurora passando de arrendamento para o aluguel dos frigoríficos e da fábrica de ração. Os recursos humanos passarão para a a responsabilidade da Aurora. Isto exige a adoção de um projeto de demissões para a admissão logo em seguida com os novos patrões.

Alteração
    De acordo com Luiz Paraboni Filho o novo contrato a ser assinado com a Aurora  garantirá duas mil vagas nas unidades de Erechim, com perspectiva de melhores padrões salariais. Quanto às marcas, a venda está relacionada com a situação que vive a cooperativa. No entanto, existe a  possibilidade delas continuarem existindo, mas sob nova proprietária. Na verdade o que aflige a direção da Cotrel são os custos de manutenção e às dívidas com fornecedores e produtores associados. A parte dos produtores diminuiu. Com esse novo passo haverá uma redução drástica dos custos, incluindo a manutenção dos equipamentos e os licenciamentos ambientais, que passarão para a locatária dos frigoríficos. Com isso, a Cotrel estará se retirando da indústria para permanecer apenas com a cadeia de grãos.
    O contrato com vigência de dez anos resultará num investimento ao redor de 122 milhões de reais durante o período, adianta Luiz Paraboni. Serão aproximadamente 55 milhões em investimentos nos frigoríficos e 72 milhões proveniente do aluguel do dos frigoríficos. Parte desses investimentos virá da participação da Cotrel nos lucros da Aurora, já que a cooperativa de Erechim agora é associada na Coopercentral Aurora que congrega agora 17 cooperativas.
    De acordo com o ranking da revista Isto É Dinheiro, publicado neste mês de setembro, a Coopercentral Aurora/Aurora Alimentos “é a melhor empresa brasileira do setor de alimentos”.

    Parceira

    Ainda na reunião da Amau o gente da Aurora, Mauro Grasel, garantiu que a empresa tem projetos muito claros para a região de Erechim. Para ele a parceria com a Cotrel, no que se refere a Aurora, está dando certo. Ele lembrou que a Aurora foi a mão amiga num momento de grave crise do setor da agroindústria do Alto Uruguai em 2005 e precisa ser entendida assim. Garantiu que será mantido o número de vagas e antecipou que poderá ser aumentado o quadro de RH. “Será um prazer muito grande receber o trabalhadores em Erechim como novos integrantes do quadro de 9.800 funcionários do grupo.
    O gerente esclareceu que o investimento que está sendo direcionado para o município de Carazinho não tem relação com a parceria Cotrel. Esta sim relacionado com a meta de dobrar o abate de aves/dia da Aurora para 1 milhão de frangos ela produz cerca de 500 mil aves/dia nos frigoríficos do Oeste de Santa Catarina e em Erechim.