Você está em: Home / Empreendedor / Sala do Empreendedor

Sala do Empreendedor

A+ A- texto
normal

ABRA SEU NEGÓCIO


Quem procura a Prefeitura para abrir uma empresa ou um negócio agora pode contar com um serviço muito útil: A SALA DO EMPREENDEDOR. Ela foi criada para racionalizar, simplificar e agilizar os processos de constituição de empresas em Erechim. Segundo dados do SEBRAE, as micro, pequenas e médias empresas representam 99% das empresas constituídas, sendo responsável por mais de 60% da mão-de-obra empregada. Representa portanto, importantíssima alternativa de trabalho, geração de renda e oportunidades para milhões de brasileiros. Espera-se que, racionalizando e abreviando o processo de abertura de empresas, estar colaborando para o crescimento econômico municipal e a consequente criação de mais empregos.

O que é importante você saber
Para que possa cumprir seus objetivos, a Sala do Empreendedor precisa, entre outros aspectos, contar com a colaboração dos empreendedores em seu próprio benefício. Há providências que embora simples, podem contribuir para acelerar o processo de licenciamento e a obtenção do Alvará de Funcionamento.

Veja os principais pontos:

Certidão de uso do solo -  A primeira providência para quem deseja abrir um negócio é certificar-se de que no local desejado é permitida a atividade que se pretende  realizar. Isso é obtido  através da certidão de uso do solo. Este documento pode ser solicitado através da Sala do Empreendedor, ou diretamente junto ao protocolo na Prefeitura. E ATENÇÃO!  Jamais celebre um contrato de locação, compre um imóvel ou encaminhe a documentação de sua empresa sem antes consultar se a atividade que pretende executar é permitida no local.

Planta aprovada e Habite-se – Outra medida de extrema importância é certificar-se se o imóvel pretendido possui planta aprovada e HABITE-SE adequado à atividade pretendida. Na maioria das atividades esses são os documentos  obrigatórios, e, caso a documentação não esteja regularizada o processo de licenciamento do imóvel poderá atrasar até que isso seja resolvido.

Pronto atendimento à chamada de documentação – É de extrema importância que o empreendedor junto com seu contador acompanhe o andamento do seu processo e providencie o mais rapidamente possíveis documentos que venham a ser solicitados. É comum o processo ficar parado pela demora do empreendedor em atender às exigências no que se refere à documentação solicitada. Tomando estas medidas, seu processo tramitará com maior rapidez e será concluido com maior segurança.

Para ter sucesso

Para superar os problemas e aumentar suas chances de sucesso, é importante cercar-se de bons profissionais. Na fase de abertura da empresa, um bom contador (informe-se com amigos, outros empreendedores, associações de classe) pode ajudá-lo muito, orientando quanto aos aspectos legais, burocráticos e até mesmo discutindo aspectos econômicos e gerenciais (sem ser um especialista) do seu negócio. Da mesma forma, caso necessite providenciar a regularização do imóvel onde será exercida a atividade, a contratação de um bom técnico, engenheiro ou arquiteto irá auxiliá-lo a proceder corretamente e com maior brevidade.

Também é muito importante que você conheça ou informe-se bem sobre a atividade que pretende desenvolver:

* faça um planejamento do futuro empreendimento (Plano de Negócio)
* conheça aspectos básicos de gerenciamento, jurídicos e tributários
* assine revistas dedicadas ao universo das pequenas empresas, pesquise na internet, visite sites relacionados.

Passos para você abrir sua empresa

1° Passo - Consulta Prévia

O Empreendedor deverá consultar a Prefeitura, solicitando uma Certidão de Zoneamento através da Sala do Empreendedor ou diretamente na Prefeitura no setor de protocolo. Esta certidão que atestará se o Plano Diretor do Município permite a instalação da atividade no local indicado.              

Dica Importante: Antes de alugar ou comprar um imóvel para instalar a sua empresa, procure a Sala do Empreendedor para obter as informações corretas.

2° Passo – Apresentar todos documentos

Cumprida a primeira etapa, que consiste na consulta do local, o empreendedor (no caso de empresa constituída) junto com seu contador deverá registrar sua empresa na Junta Comercial. Após registro o empreendedor deverá preencher o formulário de Solicitação de Alvará de Localização e Funcionamento e anexar a documentação exigida:

* CNPJ (no caso de empresa constituída)
* CPF/RG (no caso de autônomo)
* Contrato Social (registrado na Junta)
* Certidão de Zoneamento (Uso do Solo)
* Contrato de locação do Imóvel ou autorização do proprietário
* Alvará do Corpo dos Bombeiros

Em casos que se faz necessário licença ambiental, e ou vigilância sanitária será solicitado documentação pertinente pelas secretarias.

3° Passo – Conclusão do Processo

Cumpridas todas as etapas da documentação e atendidas as exigências estaduais e federal na constituição da empresa será expedida a Taxa de Licença para Localização e Funcionamento (Alvará), que é o documento administrativo municipal que confere a legalidade ao funcionamento e a ocupação do solo pelo Empreendedor.

Pronto!!!

Sua empresa está devidamente legalizada.

MEI - Micro Empreendedor Individual

A Sala do Empreendedor além de toda orientação e serviços prestados já citados acima presta um trabalho diferenciado para os MEI's

Em um projeto piloto em parceria com o SEBRAE é prestada toda assessoria para os Mei's que encontram na Sala do Empreendedor os seguintes serviços:

- Abertura do CNPJ

- Emissão de Guias de pagamentos

- Declarações de imposto de renda para Empresas

- Solicitação de Alvará de Funcionamento e da Vigilância Sanitária

- Auxílio para emissão de nota fiscal

- Baixa do CNPJ e do Alvará de funcionamento

- Micro Crédito

Além de todo suporte e orientação para os empresários.

 

COMPRAS GOVERNAMENTAIS

É um trabalho, que está sendo realizado em parceria com o Setor de Licitações da Secretaria de Administração e busca promover ações para democratizar e fomentar o mercado de compras públicas municipais. Por isso foi inciado um trabalho de capacitação do poder público para a implementação das políticas de compras municipais. Agora, o foco é a capacitação dos microempreendedores e empresários para que os mesmos possam participar dos processos licitatórios.

A secretaria oferece através da Sala do Empreendedor todo suporte e auxílio aos microempreendedores na emissão das negativas e informações relativas a compras e processos licitatórios.

 

SEBRAE

Grande parceiro da Secretaria, o SEBRAE/RS prepara o empreendedor e o candidato a empresário para compreender e administrar uma gestão competitiva, eficiente e moderna, conforme a conjuntura em que está inserido o negócio através de cursos, oficinas, palestras e muito mais!

 A Prefeitura Municipal de Erechim, em parceria com o Sebrae, confirmou a realização das oficinas SEI, que possui como principal objetivo ensinar para o Microempreendedor Individual, os principais pontos para a gestão de negócio eficiente e lucrativo.

Além de fortalecer parcerias e programas de cooperação entre a prefeitura e a entidade, esse programa possui como objetivo capacitar e preparar cada vez mais o microempreendedor individual.

 As oficinas são acompanhadas por curso presencial, cartilha e material audiovisual e são direcionadas para jovens e adultos que pretendem se tornar microempresário.

 

  • Identifique oportunidades, conheça ferramentas, melhore o desempenho.

LOCAL: Erechim – Av. Maurício Cardoso, 740, Sala 2 - Centro.

INSCRIÇÕES: As inscrições podem ser realizadas pelos telefones:

(54) 3522-3077 / (54) 3519-7188

 

 

 

Confira abaixo alguns Empreenderoes Individuais de nossa cidade. Confira: