Prefeitura Municipal de Erechim - Parque Longines Malinowski Conteúdo

Parque Longines Malinowski

A história do Parque está relacionada à colonização da Região do Alto Uruguai e do município de Erechim.



Durante os anos de 1916 a 1947, a área do atual parque foi um potreiro, pertencente à extinta Comissão de Terras, destinado à guarda e alimentação dos animais utilizados pelos colonizadores, agrimensores e engenheiros. Por esse motivo que até hoje muitos chamam o Parque de “Mato da Comissão”.



Por iniciativa própria, o cidadão Longines Malinowski, repovoou a área do potreiro da Comissão de Terras e iniciou o plantio de diversas espécies árvores nativas.



Em 1939, a área de aproximadamente 24 hectares do atual parque passou a ser de domínio municipal por meio do Decreto Estadual nº 8.053.



No ano de 1947, houve a iniciativa de criar um parque municipal, com vistas à conservação dos fragmentos remanescentes de vegetação natural e com o intuito de transformar o local em área de lazer, cultura, estudos e turismo.



A denominação Parque Municipal Longines Malinowski foi determinado pelo Decreto nº 359 de 19 de março de 1970, porém, somente em 1998 foi oficializada a criação do parque, através da LEI Nº 3110/1998.



Em 2006, por meio da Lei Municipal nº 4.029, acrescentado ao nome do Parque o termo “natural”



O Parque Natural Municipal Longines Malinowski (PNMLM) abrange uma área de aproximadamente 24 hectares e preserva um fragmento do bioma mata atlântica.



Localizado no centro do Município de Erechim, região Norte do Estado do Rio Grande do Sul. É um espaço público, considerado de Patrimônio Histórico Natural. Ponto turístico por sua história e importância ecológica, fornece a seus visitantes a oportunidade de conhecer importantes exemplares de flora e fauna do Alto Uruguai.



É categorizado como uma Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral, categoria parque, segundo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC, Lei nº 9.985/2000.



Passou a chamar-se Parque Natural Municipal Longines Malinowski (PNMLM) por meio da Lei Municipal nº 4.029/2006 (Art.1), a qual o promove à condição de UC Municipal.



Entregue oficialmente em dezembro de 2022, as trilhas requalificadas e a revitalização dos jardins na área de lazer do Parque Natural Municipal Longines Malinowski, vem sendo um dos locais mais procurados pela comunidade erechinense.



Com 1.400 metros de extensão, a trilha das Araucárias oferece comodidade e segurança aqueles que gostam de uma boa caminhada ao ar livre. Ainda, o Parque possui a trilha do Graxaim, uma trilha natural, onde as pessoas conseguem sentir a sensibilidade e explorando a natureza, sem contar com a receptividade dos nossos moradores do parque, os “simpáticos” tatus, que em meio aos pássaros e as borboletas coloridas encantam os visitantes.



A caminhada pelas trilhas é livre a toda a população. Já as trilhas guiadas são ofertadas para grupos, com público de 15 a 30 pessoas. Para isso, as trilhas devem ser agendadas previamente, através dos telefones 3520.7007, Whatsapp 54 99100.1054 ou pelo e-mail smma-educacaoambiental@erechim.rs.gov.br.



O acesso ao Parque se dá pelas duas guaritas, na Rua Pernambuco e na Rua Henrique Dias, com horário de funcionamento das 8h às 20h, de terça-feira a domingo.



Vale destacar que nas trilhas ecológicas é proibido a entrada com animais de estimação (somente na área de lazer com guia), também, não é permitida a entrada no parque com bicicletas, skates e patinetes.



 



Visite o Parque e leve dele apenas fotos e momentos de lazer junto a natureza!