Prefeitura Municipal de Erechim - Art Déco Conteúdo

Art Déco

O centro da cidade de Erechim se caracteriza pela presença de um conjunto arquitetônico diversificado e de significativa importância, onde se destacam edifícios de arquitetura de colonização, eclética e modernista. Sem dúvida, porém, o estilo arquitetônico de maior relevância na configuração da paisagem urbana da cidade é o Art Déco, apresentado pela primeira vez na Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas realizada em Paris, em 1925.

O estilo Art Déco - que surgiu como uma tendência apta a intermediar a relação entre o estilo eclético, já muito criticado pelas vanguardas artísticas, e o modernismo, então considerado muito radical – apresenta um padrão decorativo no qual predominam as formas geométricas e o design abstrato.

Seus motivos decorativos se baseavam, principalmente, na geometria do cubo, da esfera e da linha reta, além dos zig-zags: conjuntos horizontais e verticais de linhas retas que funcionavam como arremates escalonados e eram inspirados nas culturas meso-americanas, indígenas e africanas.

O Art Déco se utilizou, ainda, da alusão às proas marítimas sustentadas por pilares que lembram mastros; elipses e materiais luxuosos como o mármore e o granito. As fachadas desenhadas ao estilo Déco obedeciam a um rigor geométrico e ritmo linear. Suas linhas, quando curvas, seguiam um arco bem definido e quando retas, tinham a precisão de uma régua.

Não deixe de conhecer o Centro Histórico de Erechim.