Prefeitura Municipal de Erechim - Demografia Conteúdo

Demografia

Segundo o Censo do IBGE 2023, Erechim apresenta a população de 105.705 habitantes, o que representa um aumento de 10,01% em comparação com o Censo de 2010.  A cidade é a 19ª mais populosa do Rio Grande do Sul, e vem subindo de posições a cada década. A pesquisa aponta que a cidade tem uma densidade demográfica de 246,3 habitantes por km² e uma média de 2,49 moradores por residência. A população urbana soma 90.552 e a rural 5.535.


 


Principais bairros


 


Não muito distante do centro da cidade, os principais bairros são os que aglomeram a maior parcela da população erechinense. São exemplos: Bela Vista, Cerâmica, Copas Verdes, José Bonifácio, Koller, Morro da Cegonha, São Cristóvão, Três Vendas, Triângulo, São Caetano (Cantele); entre tantos outros que compõem o mapa estratégico do município. Estes são bairros com localização nobre na cidade, que ainda são a maioria no município. Praticamente todos os bairros acima, em termos gerais, são de classe média e alta.


 


Com uma distância maior do centro de Erechim, os bairros que se destacam são: Aeroporto, Atlântico, Dal Molin, São Vicente de Paulo, Linho, Loteamentos e bairro Paiol Grande, Zimmer, Presidente Vargas, Progresso; entre outros. Estes apresentam menores índices econômicos por família. Alguns dos bairros acima são considerados bairros de classe média-baixa. A cidade de Erechim não possui favelas.