Prefeitura Municipal de Erechim - Frota de veículos escolares da Prefeitura adaptada às normas do CONTRAN
Conteúdo

http://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8142/frota-de-veculos-escolares-da-prefeitura-adaptada-s-normas-do-contran

20/02/2014

Frota de veículos escolares da Prefeitura adaptada às normas do CONTRAN

Transporte escolar da Secretaria Municipal de Educação atende a Resolução 439 do CONTRAN que dispõe sobre sistema de visão indireta para veículos escolares

O Governo de Erechim está com 100% da frota de veículos escolares adaptada às novas normas do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). De acordo com o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Rafael Testa, todos os veículos escolares da Prefeitura estão em conformidade com as adaptações exigidas pelo CONTRAN, que visam principalmente a segurança dos alunos. A Secretaria Municipal de Educação de Erechim mantém – atualmente – em sua frota de transporte 15 veículos escolares, sendo 12 ônibus e 3 vans.
De acordo com o secretário de Segurança, a Resolução Nº 439 do CONTRAN de 17/04/2013 dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de sistema de visão indireta para veículos escolares. “Essa resolução surgiu da necessidade de garantir a completa visão da área adjacente do veículo, ao condutor de veículos escolares durante o embarque e o desembarque de passageiros”, explica.
“A partir de 2014, os veículos especialmente destinados à condução coletiva de escolares, somente poderão circular nas vias públicas do território nacional se estiverem equipados com dispositivos para visão indireta, dianteira e traseira”, explica Testa, ressaltando que basicamente a resolução do CONTRAN vem para evitar o atropelamento dos estudantes pelos veículos escolares nos ‘pontos cegos’ em que o condutor não tem visibilidade.

Trabalho integrado nas secretarias de Governo
“Temos que elogiar o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Educação - sob a coordenação do secretário Alderi Oldra - que tem 100% da sua frota de veículos destinada ao transporte de alunos totalmente adaptada às normas do Conselho Nacional de Trânsito”, pontua Testa, afirmando que o Governo Municipal atua através do trabalho integrado de suas secretarias, agindo em conformidade com a legislação, para trazer segurança e qualidade de vida para a população.
 “Precisamos ser exemplo no que se refere, especialmente neste caso, ao transporte escolar. Não teríamos como fiscalizar e cobrar dos demais transportadores de escolares de Erechim se os veículos do município não estiverem de acordo com o que é exigido em lei”, afirma o secretário de Segurança.
A Resolução estabelece requisitos para o desempenho e a fixação de espelhos retrovisores ou dispositivos do tipo câmera-monitor para visão indireta dos motoristas.
“Os veículos da Secretaria de Educação estão equipados com dispositivo com câmeras na parte dianteira e traseira do veículo e monitor no painel, cobrindo totalmente a visão indireta do motorista, garantindo mais segurança aos estudantes, principalmente nos momentos de embarque e desembarque”, esclarece Testa.