http://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/21457/erechim-ter-nova-subestao-de-energia-com-investimento-de-r-50-milhes
09/10/2025
Erechim terá nova subestação de energia com investimento de R$ 50 milhões
Obras vão ampliar a capacidade e a confiabilidade da concessionária no fornecimento de energia elétrica para Erechim e região.
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, da diretora do Procon, Roseli Battisti, do engenheiro eletricista Diogo Bolzan e do vereador Rica Argenta, visitou na tarde desta quinta-feira (9) as obras da nova Subestação Erechim 4, em construção pela CPFL RGE, próxima ao Parque da ACCIE, na sequência da Rua Henrique Pedro Salomoni, às margens da ERS-211.
O grupo foi recebido por técnicos da concessionária, que apresentaram detalhes sobre o andamento dos trabalhos e as tecnologias empregadas na infraestrutura. A nova subestação representa um investimento de R$ 50 milhões e faz parte do plano de expansão da rede elétrica regional, que contempla também 18 quilômetros de novas linhas e reforços de distribuição.

Segundo informações da CPFL RGE, a Subestação Erechim 4 terá tensão de 138 mil volts para 13,8 mil volts, com dois transformadores de 26,6 MVA cada e base para transformador reserva. O projeto inclui ainda bancos de capacitores, oito alimentadores e equipamentos de última geração, o que permitirá maior confiabilidade, qualidade e robustez no fornecimento de energia elétrica para Erechim e municípios vizinhos, como Barão de Cotegipe e Paulo Bento.
Ao todo, cerca de 64 mil consumidores serão beneficiados diretamente com o novo sistema. Para o prefeito Paulo Polis, a obra reforça a importância de investimentos estruturantes que acompanham o crescimento econômico e populacional do município. “Erechim vive um momento de expansão e precisa estar preparada em infraestrutura para sustentar esse desenvolvimento. A nova subestação é fundamental para garantir energia com qualidade às empresas e à população”, destacou.
O secretário Emerson Schelski ressaltou que a ampliação da capacidade energética é estratégica também para a atração de novos empreendimentos e consolidação do parque industrial e tecnológico local. “Quando o setor produtivo tem segurança no fornecimento de energia, o ambiente de negócios se torna mais competitivo e atrativo”, pontuou.
Fotos: Alderi Bertuzzi – Comunicação PME
03/12/2025
Voluntariado que inspira: a força de quem estende a mão por Erechim
03/12/2025
Saque Calamidade do FGTS já pode ser solicitado pelo aplicativo por trabalhadores de Erechim
03/12/2025
Erechim apresenta balanço dos 10 dias após a tempestade de granizo e anuncia planejamento para reconstrução
02/12/2025