Prefeitura Municipal de Erechim - Plantio de árvores nativas marca início da Semana do Meio Ambiente
Conteúdo

http://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12265/plantio-de-rvores-nativas-marca-incio-da-semana-do-meio-ambiente

18/06/2018

Plantio de árvores nativas marca início da Semana do Meio Ambiente

Plantio de árvores nativas marca início da Semana do Meio Ambiente
Plantio de árvores nativas marca início da Semana do Meio Ambiente

  

A XVII Semana Municipal do Meio Ambiente e o 16º Fórum Regional do Meio Ambiente iniciaram nesta segunda, 18, com uma série de atividades que estão envolvendo a comunidade escolar. Como tema deste ano, Estratégias e Sustentabilidade.

 

Os atos oficiais de abertura acontecem nesta terça-feira, 19, às 19h, na Câmara Municipal de Vereadores. Na oportunidade, uma Mesa Redonda irá debater “Erechim: o Centenário das Transformações”. Como convidados, Enori Chiaparini, Rosely Hachmann, Elisabete Zanin e Sônia Beatris Balvedi Zakrzevski, da Universidade Regional Integrada.

 

Entre as atividades que já iniciaram, está o Painel Fotográfico, de 18 a 22, tendo como tema “O Descarte irregular de resíduos ocasiona danos não só ao bem público, mas também a comunidade, numa promoção da Secretaria de Obras e Habitação/Diretoria de Saneamento. As exposições acontecem no saguão da Prefeitura e da Câmara de Vereadores. As imagens retratam o descarte irregular de resíduos na cidade de Erechim.

 

Ainda na pauta de trabalhos, a arborização de Passeio Público, Palestra sobre Agrotóxicos e Transgênicos na Contramão da Sustentabilidade, 16º Fórum Regional do Meio Ambiente tendo como palestra A Política Ambiental, seus Mecanismos e o Município, palestra sobre Conservação do Solo e da Água, atividades como trilha, história do parque, aves, compostagem, serpentes, anfíbios, alimentação orgânica e poda.

 

Nesta segunda ocorreu a inauguração da arborização do passeio público, através da Secretaria de Meio Ambiente e de Obras Públicas e habitação, na primeira quadra da Rua José Reinaldo Angonese, com o plantio de árvores nativas. Na oportunidade, a presença do secretário do Meio Ambiente Claudio Silveira, o secretário de Obras Vinícius Anziliero, o Chefe de Gabinete Roberto Fabiani e moradores da rua e proximidades.

 

Também nos trabalhos, palestra com o tema agrotóxicos e transgênicos na contramão da sustentabilidade, com o professor Valdecir José Zonin, Engenheiro Agrônomo da Universidade Federal da Fronteira Sul, tendo como local a Câmara Municipal.

 

Através das oficinas “um dia no parque”, com a professora Sônia Beatris Balvedi Zakrzeski da URI e estudantes do curso de Ciências Biológicas, com a participação de escolas públicas e privadas no Parque Municipal Longines Malinowski estarão realizando atividades ecológicas.

 

Mesa Redonda debaterá o tema Experiências em Sustentabilidade, com a presença de Roberto Serena Fontanelli da UERGS, Júlio Brancher, Márcia Vanir Toss, João Paulo Bezerra e Cristiano Daniel Moreira, tendo como local a Câmara Municipal.

 

Oficina Hortas e Compostagem, reaproveitamento de resíduos, com Roberto Serena Fontanelli e Silvia Santin Bordin, no dia 20 às 14h. A realização é do Município através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, além de entidades participantes e apoiadores. Todas as atividades terão entrega de certificados.