Você está em: Home / Governo / Estrutura de Governo / Secretarias Municipais / Sec. Meio Ambiente / Planejamento e Serviços Ambientais

Planejamento e Serviços Ambientais

A+ A- texto
normal

Departamento de Planejamento e Serviços Ambientais

No Departamento de Planejamento e Serviços Ambientais está o setor de Arborização e Jardins, o qual é responsável pela arborização das áreas públicas, manutenção de praças, áreas verdes e roçadas de áreas públicas.

Arborização Urbana

Na arborização urbana, destaca-se o projeto de Substituição de Espécies Arbóreas Exóticas e Plantio de Nativas, que no período de 2005 a 2007 alcançou cerca de 20.000 árvores nativas plantadas nos canteiros centrais, praças e áreas verdes do município, além de substituídas árvores como o ligustro, uva-do-japão, eucalipto, pinus, extremosa e cipreste.

Por estar inserida no bioma Mata Atlântica, Erechim está sendo contemplada com o plantio de espécies típicas dos ecossistemas locais (Floresta Estacional Decidual e Floresta Ombrófila Mista), para fins de formação de corredores ecológicos para a fauna, para trazer de volta o convívio das pessoas com a natureza local, para agregar valor aos empreendimentos e imóveis, além da vegetação agir como balanceador do regime pluviométrico, ser fator de aumento de áreas permeáveis e de diminuição da velocidade da chuva, servir como fator relaxante do stress urbano, realizar a ciclagem dos gases tóxicos, ser amenizadora de ruídos,  resgatando espécies ameaçadas de extinção na região.

O setor está disponível para quaisquer informações sobre plantio de árvores em áreas públicas, especialmente passeios.

Poda

Com relação à poda de árvores, a Secretaria vem realizando campanhas educacionais nos jornais e rádios desde o ano de 2005, orientando a população para a poda correta e/ou verificando a necessidade desta. Alerta-se para a PODA DRÁSTICA, a qual é proibida por lei com penalidades.

Diretoria:
E-mail: diretoriaplanejamento@erechim.rs.gov.br

Teleone: (54) 3520-7007