Você está em: Home / Governo / Estrutura de Governo / Secretarias Municipais / Sec. Meio Ambiente / Educação Ambiental

Educação Ambiental

A+ A- texto
normal

Diretoria de Educação Ambiental
Com base nas Leis Federais nº 9.795/99 e nº 11.520/00 fica estabelecido que cabe ao Poder Público a promoção da educação ambiental não-formal como prática educativa integrada, contínua e permanente. O espaço ocupado pela educação ambiental não-formal tem características próprias de mobilização e estimulação de grupos de pessoas e entidades. Nesse sentido o departamento desenvolve atividades voltadas a toda população, como palestras, feiras, encontros, trilhas ecológicas, visitas, eventos, exposições, fóruns, projetos, parcerias, convênios, materiais educativos e informativos, áudio-visuais para fins de formar a consciência ambiental, sensibilizar e estimular a capacidade de reflexão nas diversas temáticas ambientais.

Parque Natural Municipal Longines Malinowski
O “Mato da Comissão”, como é conhecido pela população, foi durante muitos anos um enorme potreiro pertencente à extinta Comissão de Terras, possuindo a finalidade de alojar os animais pertencentes aos agricultores durante a noite, para que esses pudessem comercializar seus produtos. A Comissão de Terras constituía-se em uma entidade pública formada por técnicos e encarregada da demarcação e distribuição de terras na região do Alto Uruguai, sendo sediada em Erechim, na casa onde hoje denomina-se “Castelinho”.

Localizado no perímetro urbano de Erechim, com área aproximada de 24 hectares, o parque preserva ainda um fragmento importante do bioma Mata Atlântica, composto pelos ecossitemas Floresta Estacional Decidual e Floresta Ombrófila Mista, representado principalmente pelas espécies araucária, xaxim, angico, ipê, grápia, jabuticabeira, cerejeira, guaviroveira.

O Parque Municipal passou a se chamar Parque Natural Municipal Longines Malinowski através da lei municipal 4029/2006, a qual o promove à condição de Unidade de Conservação Municipal.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente dispõe de trilhas guiadas para grupos de pessoas, crianças ou adultos, através de agendamento por telefone ou por email.


Visitas Guiadas
Para sensibilização da população acerca do consumo consciente e separação correta dos resíduos sólidos, são realizadas visitas guiadas ao Aterro Sanitário do Município, através de agendamento por telefone ou por email.

Diretora: 
Email: smma-educacaoambiental@erechim.rs.gov.br
Fone: (54)3520-7007