Você está em: Home / Governo / Estrutura de Governo / Secretarias Municipais / Sec. Educação / Educação Integral

Educação Integral

A+ A- texto
normal

A Educação Integral reconhece as especificidades do ser humano, procurando desenvolvê-lo em sua totalidade, ou seja, desenvolvendo-o em todos os aspectos: intelectual, emocional, físico, social e cultural. Nessa perspectiva, o tempo integral têm sido significativo para o trabalho das diversas competências e potencialidades, tendo como objetivo o desenvolvimento global dos estudantes, considerando a diversidade do contexto histórico e cultural e, tendo como desafio, a aprendizagem significativa, a emancipação, a cidadania e a construção do conhecimento que possibilita torná-los sujeitos de sua aprendizagem.

 

Nesse sentido, a Educação Integral está representada dentro da Rede Municipal de Ensino através do Programa de Educação Integral Castelinho. O respectivo Programa foi instituído pela Lei nº 6.635 de 10 de setembro de 2019 e tem por objetivo o desenvolvimento integral dos estudantes, primando pelo desenvolvimento das dez competências básicas que orientam a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural, comunicação, cultura digital, trabalho e projeto de vida, argumentação, autoconhecimento e autocuidado, empatia e cooperação, responsabilidade e cidadania).

 

O programa Castelinho acontece por meio de projetos e atividades ofertadas aos estudantes no turno regular e no contraturno escolar, sintonizadas com suas necessidades, possibilidades, interesses e com os desafios da sociedade contemporânea. São ofertados diversos projetos abrangendo seis eixos: Artes; Práticas Esportivas e Recreativas; Comunicação e Tecnologias; Educação Ambiental; Oficinas Pedagógicas e Integração Comunidade/Escola.

 

Através do desenvolvimento destes projetos, em parceria com escola, comunidade e sociedade, espera-se garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem como princípio de transformação da realidade de cada estudante, contribuindo para a construção do seu próprio projeto de vida.

           

Diretoria de Educação Integral

Telefone: (54) 3522-7005 – Ramal 8217

 

Coordenação da Diretoria de Educação Integral: Greicimára Samuel do Nascimento Zick

Coordenação Divisão Integração Comunidade/Escola: Mauro Santin

Coordenação da Divisão dos Complexos Esportivos: Altair Camargo