Você está em: Home / Governo / Estrutura de Governo / Secretarias Municipais / Sec. Educação / Escola de Belas Artes Osvaldo Engel

Escola de Belas Artes Osvaldo Engel

Escola Municipal de Belas Artes Oswaldo Engel

Histórico:

Criada em 1960, através de Lei Municipal nº 537 de 14/04/1960, com o nome de Escola Municipal de Belas Artes. Em 1972 passou a chamar-se Escola Municipal de Belas Artes Osvaldo Engel em homenagem ao músico erechinense Osvaldo Engel. Pertence à Secretaria Municipal de Educação e é mantida pelo poder público municipal.

No decorrer dos seus 56 anos de existência e luta conquistou espaço junto à comunidade participando de eventos públicos, despertando e desenvolvendo valores artísticos, sempre buscando mostrar o que é de sensível no ser humano, a Arte.

Atende aproximadamente 800 estudantes a partir de 5 anos, sem limite de idade e de todas classes sociais. Para contemplar estudantes com baixa renda familiar, a E.M. de Belas Artes Osvaldo Engel oferece o sistema de Bolsas de Estudo com 50% ou 100% de abono nas mensalidades.

Tem como Filosofia “Fazer da Arte um meio de expressão e liberdade, contribuindo para o desenvolvimento integral do estudante e de sua sensibilidade artística.” O objetivo é estimular estudantes , familiares, funcionários, professores e comunidade à vivência da arte como forma de manifestação cultural, auto-realização e o exercício consciente da cidadania e da importância da arte no processo educativo.

Oferece à população de Erechim e região 4 grandes áreas ligadas à arte: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro .

• As Artes Visuaiscom os cursos (História das Artes Visuais, Oficina de Artes Plásticas, Desenho Artístico e Expressão Visual, Pintura, Ateliê Livre, Escultura e Modelagem) e tem como objetivo desenvolver, aprimorar e reconhecer habilidades expressivas inerentes aos seres humanos através de técnicas e materiais utilizados nas artes visuais. Alunos com deficiências participam das atividades regularmente.

• A Dançacom os cursos ( Ballet Clássico, Jazz e Sapateado) que pretende desenvolver a capacidade artística através do conhecimento técnico da dança, despertando a consciência corporal e expressiva dos discentes como forma de socialização e inclusão, aprimorando suas qualidades psicomotoras, além de cultivar o interesse pela cultura em geral.

• Músicacom os cursos (Teclado, Piano, Violão, Violino, Acordeão, Canto, Canto Coral, Teoria e Percepção Musical, Harmonia e Contraponto, História da Música e Musicalização) e pretende desenvolver a cultura musical no estudante, envolvendo a percepção, ritmo, harmonia e a sensibilidade.

• Teatro com o objetivo de desenvolve através de oficinas, jogos e atividades cênicas uma forma do estudante exteriorizar suas manifestações sobre o mundo.

A arte como expressão do indivíduo com o mundo é uma maneira saudável de inclusão. A Escola Municipal de Belas Artes Osvaldo Engel tem desempenhado o seu papel dentro da sociedade de forma atuante e permanente.

Equipe Diretiva:

Diretora: Darlene de Almeida Quadros.
Vices-diretores: Rodrigo Garcez, Ângela Salete de Azeredo Bortolassi, Alessandra Nara Zis Berticelli.
Coordenadores: João Marcelo Schmitz, Carine Kochanski Dall’Agnoll e Carmem Olinda Zanardo Vincenzi.

Estudantes: 719
Professores: 28
Funcionários: 5

Endereço: Rua Nelson Ehlers, nº 158 – Centro Erechim/RS
E-mail:em.belasartes@erechim.rs.gov.br
Horário de Atendimento: 7h30 às 11h45 e 12h30 às 21h30.