Prefeitura Municipal de Erechim - E.M.E.I Dr. Ruther A. V. Mühlen Conteúdo

E.M.E.I Dr. Ruther A. V. Mühlen

Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Ruther Alberto Von Mühlen


 


Histórico:


A EMEI Dr. Ruther Alberto Von Mühlen Iniciou suas atividades em 11 de setembro de 1990 em virtude de uma necessidade constatada, abrangendo as comunidades industriária e municipal. A partir disso surgiu o Convênio entre a Prefeitura Municipal de Erechim e o Serviço Social da Indústria – SESI, com o objetivo de auxiliar os funcionários e associados na educação de seus filhos.


Localizava-se em um prédio pertencente ao SESI, no Bairro Espírito Santo, entretanto devido a problemas estruturais, em 2011 mudou-se para a Escola Estadual Ir. Roberto Teódulo, cedida pelo Estado.


Em 2012, inaugurou em sede própria, não mais conveniada com o SESI, apenas pertencendo ao Sistema Municipal de Ensino, onde conta com amplo espaço e infraestrutura adequada à Educação Infantil. Possui fácil acesso, com ruas asfaltadas, calçada acessível no seu entorno. Sua área é de 5546,25 m², sendo 3098,05 m² de estrutura física construída. Também possui pátio, parques e área verde.


Devido a grande demanda por vagas na Educação Infantil municipal, em 2014, recebeu-se um anexo, o Anexo Ir. Roberto Teódulo. O prédio pertence ao estado, não havendo uma data de criação definida, mas de acordo com relato dos vizinhos mais antigos, ali funcionava uma escola pertencente aos Freis Capuchinhos. Era uma Escola de turno Integral pertencendo à Igreja. No turno da manhã realizavam a parte pedagógica, lanche e almoço e pela parte da tarde cuidavam da horta e do jardim e alguns reparos na Escola, no final da tarde retornavam às famílias. Os Freis atendiam crianças carentes que moravam nas redondezas.


Mais tarde esta Escola passa a ser do Estado atendendo crianças de Ensino Fundamental e os freis passam a criar o Patronato São José mantida pela Igreja e pela comunidade através de doações.


Atualmente, possui uma área total de terreno de 2.115,92m2 e área construída de 596,59m, onde são atendidos estudantes da Educação Infantil.


A filosofia da Escola é: “CRIANÇA HOJE: Alegria, fantasia, brincadeira...Um ADULTO criativo AMANHÃ.  CUIDAR – BRINCAR – EDUCAR”. 


A partir desta filosofia, acredita-se que ser criança implica em: alegria, fantasia e ludicidade. O ambiente escolar deve ser repleto de experiências e vivências estimulantes em que se aprenda brincando.


 


Equipe Diretiva:


Diretora: Licini Kamila Karpinski;


Vice-diretoras: Simone Casagrande Martins e Josiane Rossi Schelski;


Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil: Cristiane Cimek;


Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do Anexo Teódulo: Tatiane Daniele Pazzetti Chies.


 


Estudantes: 587
Professores: 56
Funcionários: 12
E-mail: emei.ruther@erechim.rs.gov.br e emei.robertoteodulo@erechim.rs.gov.br
Endereço: Rua Vinte de Setembro, 183 - bairro Espírito Santo. Anexo Teódulo - Rua José Oscar Salazar, 1715 - bairro Três Vendas
Fone: (54) 3520-7077 e (54) 3520-7078 | Ramal 8283
Horário de funcionamento: Manhã: 7h30 às 11h30 - Tarde: 13h às 17h