Você está em: Home / Governo / Estrutura de Governo / Secretarias Municipais / Sec. Fazenda / Alvarás

Alvarás

A+ A- texto
normal

SOLICITAÇÃO DE ALVARÁ DE LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO

 

Confira o passo a passo:

 

1° PASSO: ZONEAMENTO

 

Solicitar Certidão de Zoneamento para as atividades pretendidas. É necessário ter o endereço definido e nome do proprietário do imóvel. Este é encaminhado através do site www.pmerechim.rs.gov.br, seguindo os seguintes ícones:

 

* Serviços Online

* Protocolo

* Abertura de Processos

* Requerimento de Certidão de Zoneamento

 

A Certidão será emitida em aproximadamente 2 dias e enviada resposta no e-mail cadastrado.

Após resposta, deve-se entrar nos serviços online e imprimir a certidão.

 

2° PASSO: CONDIÇÕES DO IMÓVEL

 

Obtendo resposta positiva sobre as atividades pretendidas, na certidão de zoneamento, deve-se verificar se o imóvel encontra-se regularizado junto à prefeitura para o uso ao qual se destina. Verificar informações no cadastro imobiliário municipal, junto a Secretaria da Fazenda.

 

Ex: Para o comércio varejista de roupas é necessário que o imóvel esteja lotado para o uso comercial; para indústria deve ser industrial.

 

3° PASSO: FORMALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO DOCUMENTO

 

Atividade permitida, imóvel regularizado, encaminha-se a locação, se for o caso, e a formalização da empresa. Sendo empresa, deve-se buscar apoio contábil, ou se optar pelo MEI, buscar apoio no Sebrae ou no Balcão do Empreendedor junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

 Pessoa Física, deve dirigir-se à Divisão de Alvarás, munido de documento pessoal, certidão de zoneamento, contrato de locação, alvará do Corpo de Bombeiros e comprovante de residência.

  

4° PASSO: ABERTURA DE PROTOCOLO

 

Munido dos documentos indicados no decreto 3.952/13, conforme a atividade, entrar no site da prefeitura, e efetuar a abertura do pedido do alvará.

* Serviços Online

* Solicitação de Alvará

 

Preencher os dados conforme solicitação e anexar os documentos, que devem estar digitalizados, em formato PDF.

 

OBS: Digitalizar o documento original.

Após finalizar, será gerado um número de protocolo com senha de acesso para acompanhamento do processo via site.

 

5° PASSO: ACOMPANHAR O ANDAMENTO DO PROCESSO NO SITE

 

Após análise, estando a documentação de acordo, a alvará será disponibilizado no site para impressão, aproximadamente 3 dias úteis após a data do protocolo.

 

----------------------------------------

 

Passos para solicitar Certidão de Zoneamento

 

Acessar a página inicial do Site da Prefeitura > Serviços Online > Protocolo > Abertura de Processos > Requerimento de Certidão de Zoneamento ou clique aqui.

 

OBS: Preencher o formulário conforme dados solicitados. Após preenchimento, gerar comprovante de solicitação. Quando a certidão estiver disponível será enviado um e-mail para o solicitante.

 

De posse do comprovante de solicitação entrar em serviços online – certidões – certidão de zoneamento e informar os dados solicitados, após gerar certidão.

 

Clique aqui e tire outras dúvidas.

 

Telefone (54) 3520-7004

E-mail: alvaras@erechim.rs.gov.br

 

----------------------------------------