Você está em: Home / Governo / Estrutura de Governo / Secretarias Municipais / Sec. Educação

Sec. Educação

A+ A- texto
normal

Secretaria Municipal de Educação

 

A Secretaria Municipal de Educação tem como principal objetivo assegurar a qualidade de ensino e o atendimento a todos os estudantes das Escolas Públicas Municipais, bem como das Escolas Particulares de Educação Infantil e Organização Social Civil (OSC), que mantém contrato com a Prefeitura e fazem parte do Sistema Municipal de Ensino. O trabalho a ser desenvolvido tem como princípios básicos a transparência nas ações, o diálogo na tomada de decisões, visando sempre a garantia do direito à educação, à aprendizagem e comprometimento com o conhecimento para todos.

 

A Rede Pública Municipal é composta por sete escolas de Ensino Fundamental; uma escola de Belas Artes; nove escolas de Educação Infantil; e conta ainda com o CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos e o NTM – Núcleo Tecnológico Municipal.

 

A Educação Infantil compreende as crianças de 0 a 5 anos e 11 meses e objetiva oportunizar a formação integral da criança, por meio de situações interativas e lúdicas, planejamento, organização do tempo e do espaço, em meio às descobertas, desafios, interações e transformações, fortalecendo a formação de vínculos afetivos e sociais  dessa forma, tornando a criança protagonista de sua aprendizagem e garantindo os direitos de aprendizagem, segundo a Base Nacional Comum Curricular - BNCC: brincar, conviver, participar, explorar, expressar e conhecer-se, primando sempre pelo respeito à criança e à infância.

 

O Ensino Fundamental compreende estudantes do 1º ao 9º ano. Essa etapa visa a formação integral do estudante por meio do desenvolvimento de todas as suas potencialidades, desenvolvendo a autonomia, o senso crítico, aprimorando habilidades e competências nas diferentes áreas do conhecimento, buscando a formação de cidadãos críticos, participativos, com atitudes e valores e atuantes na sociedade.

 

O Centro de Educação de Jovens e Adultos é destinado aos estudantes que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade considerada “adequada”, bem como aos jovens que buscam superar a distorção idade/ano em suas trajetórias escolares. A Educação de Jovens e Adultos contribui para a elevação da escolaridade, bem como para a qualificação e posterior inserção no mercado de trabalho.

 

A Educação Integral também está representada dentro do Sistema Municipal de Ensino através de projetos e atividades ofertadas aos estudantes no turno regular e no contraturno escolar, sintonizadas com suas necessidades, possibilidades, interesses e com os desafios da sociedade contemporânea. A Educação Integral objetiva o desenvolvimento global dos estudantes em suas múltiplas dimensões – intelectual, físico, emocional, social - considerando a diversidade do contexto histórico e cultural, tendo como desafio a aprendizagem significativa, a emancipação, a cidadania e a construção do conhecimento que possibilita torná-lo sujeito de sua aprendizagem.

 

Frente aos desafios da sociedade atual que busca cada vez mais garantir o direito de todas as crianças estarem na escola, incluindo todos sem discriminação, o Sistema Municipal de Ensino de Erechim oportuniza aos estudantes com deficiência o Atendimento Educacional Especializado – AEE em Salas de Recursos Multifuncional nas Escolas Públicas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, realizado por professores qualificados. Além disso, as escolas contam com a Equipe de Apoio ao Processo Ensino Aprendizagem constituída por direção e professores que juntos discutem ações de forma eficaz para auxiliar no processo de aprendizagem de todos os estudantes.

 

Secretária: Verenice Teresinha Lipsch
Secretária Adjunta: Carla Talgatti

 

Assessor: Ricardo Luiz Pasini - Ramal: 8211

Telefone: (54) 3520- 7005

E-mail: smed@erechim.rs.gov.br

 

 

Diretoria de Administração Educacional

Coordenadora: Taís Luciana Assoni
Ramal: 8207


Diretoria de Informática Educativa

Diretora: Tatiana Cavalheri Borges Dias
Ramal: 8222

Diretoria Pedagógica

Coordenador: Fabrício José Brustolin
Ramal: 8218

 

Diretoria de Educação Integral

Coordenadora: Greicimara Samuel do Nascimento Zick

Ramal: 8217

Diretoria de Obras Escolares

Diretor: Marcelo Antunes Miorelli dos Santos
Ramal: 8234

 

Endereço da Secretaria:
Av. Farrapos, 603 - Centro