EMEF Paiol Grande comemora 19 anos de fundação

23-02-2022

Para atender a demanda das famílias do bairro com crianças e adolescentes em idade escolar, em dezembro de 2022, os professores João Cézar Bianchi e Elisandra Palaro iniciaram as inscrições para nova escola no Unidade Básica de Saúde do bairro Paiol Grande. Em janeiro de 2003, o diretor empossado João Cézar Bianchi, a vice-diretora Elisandra Aparecida Palaro e a coordenadora Pedagógica, Glaucia Dal Vesco começaram as matrículas, já nas novas instalações da escola. Como não havia nenhum móvel ainda e a construção estava em fase de acabamento, as matrículas eram realizadas na despensa da cozinha, com algumas classes e cadeiras, cedidas da Escola Othelo Rosa.

 

No dia 21 de fevereiro de 2003, data que se comemora a fundação, ainda com a denominação de Escola Municipal de Ensino Fundamental do Patronato Agrícola e Profissional São José, os professores foram recebidos na escola pelo diretor João Cézar Bianchi e sua equipe de trabalho. Naquela data, o diretor recepcionou os professores, ressaltando que a união era requisito essencial para o bom andamento das atividades escolares. A partir da Lei Municipal Nº 3611/2003, a denominação da escola foi alterada de Escola Municipal de Ensino Fundamental do Patronato Agrícola e Profissional São José para Escola Municipal de Ensino Fundamental Paiol Grande, nome esse que foi escolhido pela comunidade escolar.

 

Após a gestão do professor João Cesar Bianchi, passaram pela direção os seguintes professores: Janes Maria Cavanhi, Ivan Carlos Bagnara, Angela Maria Socol, Cecília Lira e atualmente Elton Carlos Piran.

 

Partindo da Filosofia da Escola de ‘Promover Educação Inclusiva, instruindo o estudante a ser um sujeito consciente que busca a transformação social’, o diretor Elton Carlos Piran destaca como é o trabalho na escola. “A EMEF Paiol Grande busca proporcionar ao estudante o desenvolvimento das suas potencialidades como indivíduos críticos e criativos, capazes de agir na sociedade, considerando a sua individualidade, bem como suas necessidades”, pontua.

 

Com objetivo de resgatar, divulgar e valorizar a história da escola, foi promovido na segunda-feira (21), um momento onde professores, funcionários e ex-diretores relataram para a comunidade escolar os fatos mais significativos que marcaram a trajetória da escola.

 

Durante os relatos de história oral, pais, crianças e estudantes, participaram atentamente, com entusiasmo demostrando interesse e curiosidade quanto aos fatos narrados. Foi possível perceber que a união sempre esteve presente entre os estudantes, pais, professores e funcionários que são parte da instituição, possibilitando dessa forma um grande crescimento em todos os sentidos e contribuindo na formação de verdadeiros cidadãos.

 

Ainda nesse encontro comemorativo, foram divulgados o projeto anual, que neste ano tem o título ‘Vivências e descobertas: nas trilhas do conhecimento’ e o Sistema de Ensino SIM da Editora FTD que vai dar condições de melhores resultados na aprendizagem e avaliações dos estudantes, contando com materiais didáticos, ambiente de aprendizagem e a entrega das apostilas para os estudantes do Ensino Fundamental.

Notícia impressa em 14/08/2022 06:33
Minilogo
Prefeitura Municipal de Erechim
www.pmerechim.rs.gov.br