Programa de Georreferenciamento Novo Rumo recebe GPS´s

22-05-2020



A sala de aula do 13º BPM foi cenário, na tarde desta quinta-feira, 21, da entrega de GPS´s dentro do Programa de Georreferenciamento Novo Rumo. Seu lançamento e apresentação ocorreu da sede do Sindicato Rural de Erechim em 2019 com a participação da AMAU e prefeitos da região do Alto Uruguai. Em março do mesmo ano a prefeitura já estava organizada para a coleta de dados nas propriedades.

O Programa é uma estratégia de polícia ostensiva que busca a prevenção e o combate de delitos bem como a manutenção da segurança pública, tanto na área urbana quanto rural, através da aproximação e perfeita integração da Brigada Militar com a comunidade local e regional.
 
Visa potencializar todas as ações da Brigada Militar na área de responsabilidade do 13º BPM, com ênfase àquelas de maior envergadura como roubo a estabelecimento bancário, roubo e furto de veículos, de produtos e equipamentos rurais (domésticos ou de uso agropecuário), abigeato, roubo a passageiros de transporte coletivo intermunicipal/internacional, sem prejuízo no combate ao narcotráfico, comércio ilegal de armas, contrabando, descaminho, furto em veículo, roubo a pedestre, roubo a veículo de transporte coletivo, arrombamento de estabelecimentos e residências, dentre outros tantos.
 
Essa ideia é resultado da parceria da Brigada Militar com a comunidade envolvendo o Poder Executivo, Poder Legislativo, Conselho Comunitário Pró-segurança Pública, Sindicatos Rurais e a iniciativa privada, sendo viabilizada pelo repasse de recursos financeiros do Município de Erechim, através da gestão do CONSEPRO, mediante a aquisição de equipamentos de sistema de posicionamento global – GPS (Global Position System), que serão utilizados nas viaturas do 13º BPM, devidamente alimentados com todas as ruas e logradouros públicos da cidade de Erechim, bem como todo o mapeamento das 1.130 propriedades rurais e as vias rurais erechinenses.
    
De posse de tais informações, os Policiais Militares deslocarão com maior rapidez para o atendimento das ocorrências, otimizando a prestação do serviço à comunidade, em especial no momento atual de pandemia, reduzindo o tempo-resposta e intensificando a presença policial no cotidiano das pessoas.

O georreferenciamento conjugado com o sistema de videomonitoramento, se caracterizam como ferramentas tecnológicas imprescindíveis para dar maior suporte às ações e operações policiais que diuturnamente a Brigada Militar realiza.

Na oportunidade a presença do secretário da Agricultura e do desenvolvimento Econômico Altemir Barp, do Major Uilson Cecconello, João Picoli, presidente do Sindicato Rural, o Capitão Ailton Cezar Trindade, Comandante da 3ª CIA de Getúlio Vargas e o empresário André Martinovski que também representa os demais parceiros que trabalharam para que o mesmo se tornasse realidade no município de Erechim.
 
Entre todos os presentes, a certeza de que a doação terá grande utilidade para a Brigada Militar, oportunizando o deslocamento de viaturas para as áreas rurais do município. “A partir de agora o agricultor terá endereço certo de sua localização”, apontam.
 
Em sua manifestação, Barp enalteceu a Brigada Militar, em especial o Major Cecconello pela extrema dedicação, trabalho e atuação dentro do projeto que oportunizou a visita de mais de mil famílias. “Agradecemos o brilhante trabalho executado pelo 13º BPM que garante a segurança de nosso cidadão do meio urbano e rural”.

Hoje a região conta com 90% de seu território georreferenciado, o que é de extrema importância, pois a Brigada Militar pode atender de forma mais rápida as ocorrências.

Major Cecconello, por sua vez, deu um histórico do programa desde o início dos trabalhos e a mobilização das lideranças locais para que se pudesse efetivar o projeto beneficiando a comunidade rural. “Um esforço para conhecer toda a região da Associação dos Municípios do Alto Uruguai. Uma união entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Sindicato Rural, Consepro e outras entidades com ganhos extremamente significativos”. 

Notícia impressa em 11/07/2020 07:33
Minilogo
Prefeitura Municipal de Erechim
www.pmerechim.rs.gov.br