Prefeitura Municipal de Erechim - Pequenos aprendem na prática a economizar
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9955/pequenos-aprendem-na-prtica-a-economizar

02/07/2015

Pequenos aprendem na prática a economizar

Atividade desenvolvida nas escolas faz parte do Programa Municipal de Educação Fiscal

Atividade desenvolvida nas escolas faz parte do Programa Municipal de Educação Fiscal

O controle financeiro e a importância de se comprar de forma racional se transformou em disciplina praticamente obrigatória nas Escolas Municipais de Erechim. Através do Programa Municipal de Educação Fiscal, desenvolvido de forma conjunta entre as Secretarias da Fazenda e da Educação, os estudantes estão aprendendo em sala de aula que é preciso economizar e estar em dia com os impostos.

O Programa Educação Fiscal desenvolvido pelo Governo de Erechim teve início em 2013. A meta é estimular o conhecimento das crianças sobre a gestão dos recursos públicos, a importância da arrecadação de impostos e o controle dos gastos. As atividades são desenvolvidas em sala de aula. As crianças recebem materiais educativos como folders e jogos. 

“Elas também participam de trabalhos práticos como visitas aos mercados dos bairros para entender um pouco sobre a importância de se pedir nota fiscal, administrar o dinheiro e calcular tributos”, explica o secretário da Fazenda, Jandir Santolin.

Aula diverte as crianças

Na Escola Municipal de Educação Infantil Estevam Carraro a atividade se transformou em diversão para as crianças. Uma mini cidade, com mercado, prefeitura e escola foi montada para auxiliar os estudantes a entenderem na prática porque é preciso pedir a nota fiscal.

“O convívio com o dinheiro desde a mais tenra idade, através de brincadeiras e atividades do dia a dia, desperta na criança o consumo responsável e a valorização das coisas, principalmente dos bens em comum, estimulando o desenvolvimento de um comportamento financeiro sadio, bem como, o sentido da valorização daquilo que nos faz bem e consequentemente propiciando o crescimento pessoal e a boa convivência em sociedade", declara a Coordenadora Pedagógica da escola, Lucimara Welke Sarginski.

CEJA trabalha com o Programa

No Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos – CEJA Erechim, os professores estão desenvolvendo o Projeto "Educação Fiscal na Escola, Desenvolvendo a Cidadania". No curso os estudantes aprendem a história dos tributos, para que servem e quais os principais tributos aplicados atualmente.

“Os alunos utilizam realizaram atividades da apostila e confeccionaram um cartaz onde os estudantes colocaram a sua opinião sobre o que fariam quanto a aplicação do dinheiro dos tributos se eles fossem o prefeito”, explica a coordenadora do Programa de Educação Fiscal, Vera Leyser.