Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim encaminha seu Plano Municipal de Educação
Conteúdo
A+ A-

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9826/erechim-encaminha-seu-plano-municipal-de-educao

26/05/2015

Erechim encaminha seu Plano Municipal de Educação

Diretrizes para os próximos 10 anos foram apresentadas à comunidade em conferência

Diretrizes para os próximos 10 anos foram apresentadas à comunidade em conferência

A prefeitura de Erechim dá mais um encaminhamento na criação de seu Plano Municipal de Educação (PME). As adequações ao plano foram apresentadas a comunidade na noite desta segunda-feira (25), numa Conferência de Educação, realizada no Centro Cultural 25 de Julho. Mais de 400 pessoas, entre professores, estudantes e profissionais liberais participaram do evento que contou ainda com a presença do prefeito de Erechim, Paulo Polis.

A partir da Lei Federal Nº 13.005 de 25 de junho de 2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação, todos os municípios devem elaborar ou adequar os seus Planos Municipais de Educação. Desde julho de 2014, Erechim vem discutindo de forma participativa e com a apoio de diferentes instituições educacionais, as metas e as estratégias locais. São diretrizes que devem orientar a Educação para os próximos dez anos.

“Nesta noite referendamos o trabalho realizado pela Comissão Geral e pelos educadores das redes de ensino do município, do estado, da União e também particulares. Juntos todos discutimos as estratégias para proporcionar um atendimento com qualidade na área educacional”, destaca o secretário municipal de Educação, Alderi Oldra.

O Plano Municipal de Educação é composto por 20 metas, alinhadas ao Plano Estadual e ao Plano Nacional de Educação, que inclui Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Superior, formação e valorização dos professores e financiamentos. A previsão é de que o PME seja encaminhado através de Projeto de Lei à Câmara de Vereadores e aprovado até 24 de junho.

“Nós precisamos investir na Educação continuada. Para que esse plano funcione todos devem sair da plateia e jogar juntos. Educação é uma responsabilidade de todos, prova disso é que a diretriz do PME foi dada com a participação popular”, declara Polis.

Educação é um trabalho em equipe

A professora e especialista em gestão pública, Márcia Carvalho, de Caxias do Sul foi responsável pela palestra da Conferência. Segundo a educadora, desde 2009 os municípios e a sociedade estão sendo alertados que a partir de 2016 será obrigatório que crianças e adolescentes de 4 a 17 anos estejam matriculados e frequentando a escola.

“Isso é um desafio imenso, porque crianças de 4 e 5 anos a gente pega na mão leva para a escola e depois busca. As de 6 a 14 estão acostumadas com a rotina escolar. O desafiador será o Ensino Médio, fazer com que todos os jovens de 15 a 17 estejam em sala de aula. Por isso que na Educação só se ganha campeonato com trabalho em equipe. O Plano Municipal é assim também, tudo foi pensado junto e agora deve ser posto em prática com a atuação de todos”, sentencia a palestrante.

 

Das metas que o PNE exige, a primeira delas, que é de atender 50% das crianças de zero a três anos, Erechim vai cumprir em 2015, com nove anos de antecedência. Já a meta de atender estudantes com idade acima de 4 anos, o município cumpre 100%.