Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura cobra posição do FNDE sobre obras nas escolas Maria Clara e Copas Verdes
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9750/prefeitura-cobra-posio-do-fnde-sobre-obras-nas-escolas-maria-clara-e-copas-verdes

08/05/2015

Prefeitura cobra posição do FNDE sobre obras nas escolas Maria Clara e Copas Verdes

Executadas em parceria com o Governo Federal, as obras devem ser retomadas a partir de junho de acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Prefeitura cobra posição do FNDE sobre obras nas escolas Maria Clara e Copas Verdes

Executadas em parceria com o Governo Federal, as obras devem ser retomadas a partir de junho de acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Na tarde de quarta-feira (6), dando continuidade à agenda política em Brasília, o prefeito de Erechim, Paulo Polis e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edgar Marmentini estiveram reunidos com a coordenadora de Projetos Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Ana Paula.
Conforme o prefeito Paulo Polis, essa agenda em Brasília se fez necessária em virtude do atraso das obras nas escolas municipais de Educação Infantil de Erechim Maria Clara e Copas Verdes. “A Prefeitura de Erechim está cobrando do FNDE uma solução referente a retomada das obras nas escolas que estão sendo construídas em parceria entre Prefeitura e Governo Federal e que irão atender crianças entre zero e 4 anos e 11 meses”, explica o prefeito.
“Como resultado desse nosso encontro, o FNDE garante que as obras devem ser retomadas pela empresa até junho e, caso isso não ocorra, haverá uma relicitação para que outra empresa assuma a construção das escolas, de acordo com os trâmites legais do contrato do processo licitatório”, declara Polis.
Segundo o prefeito, como o município já tem o dinheiro da União em caixa, basta a empresa fazer a obra, que o município pode pagar pela execução dos trabalhos. “A população nos questiona sobre o andamento da obra. Por isso, embora seja uma licitação do Governo Federal, estamos buscando uma solução definitiva junto ao FNDE, já que a Prefeitura tentou, pelas vias legais, uma retomada por parte da empresa responsável pelo serviço - a MVC Componentes Plásticos LTDA - que não está cumprindo com o seu papel conforme o contrato”, reforça o prefeito.
Os investimentos ficam em R$ 1.541.638,58 para a escola do Maria Clara e R$ 811.999,19 para a escola do Copas Verdes.

Mais vagas em creche
“Mais vagas de creche é uma das demandas mais urgentes que temos na Educação. Por isso estamos caminhando para minimizar essa necessidade da população, não apenas com a construção dessas duas novas escolas, como também reforma e ampliação de outras já existentes. Para um município que quer crescer, não há melhor caminho do que o investimento na Educação. Por isso, desde que esse governo assumiu a Prefeitura, a Educação é tratada com prioridade”, afirma Polis.
O prefeito ressalta que parte das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) já estão cumpridas pelo município, como por exemplo a de matricular 100% de estudantes com idade acima de 4 anos. Outras estão andando para cumprir com nove anos de antecedência, como é o caso da exigência se ter pelo menos 50% das crianças em idade de creche matriculadas.
“Apesar de terem sido criadas 1,6 mil vagas desde 2009, cerca de 400 crianças aguardam vagas no Sistema Municipal. Por outro lado, para estudantes com idades acima de quatro anos, Erechim já atinge a meta, com 100% de matriculados. Das metas que o PNE exige, a primeira delas, que é de atender 50% das crianças de zero a três anos, Erechim vai cumprir em 2015, com nove anos de antecedência. O município está fazendo seu dever de casa. Com educação integral temos mais de 1,5 mil estudantes atendidos no Ensino Fundamental e mais 1,1 mil na Educação Infantil”, conclui Paulo Polis.