Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim é a cidade dos livros
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9639/erechim--a-cidade-dos-livros

08/04/2015

Erechim é a cidade dos livros

Emoção e reconhecimento marcam a abertura oficial da Feira do Livro

Emoção e reconhecimento marcam a abertura oficial da Feira do Livro
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              Pelos próximos cinco dias a comunidade local e regional poderá visitar, ler e conhecer melhor uma série de obras literárias de grande valor cultural e histórico. Está aberta oficialmente a Décima Sétima Feira do Livro de Erechim. Emoção e reconhecimento aos ex-patronos e ao patrono desta edição, Honório Tonial marcaram a solenidade de abertura realizada na manhã desta quarta-feira (8) no prédio da antiga Ema, onde a Feira está acontecendo.

O reconhecimento através da palavra veio com canetas. Assim os ex-patronos saudaram o patrono da Feira do Livro, Honório Tonial. Em seguida o tradicional badalar do sino marcou o início das atividades. “Que nesta feira possamos refletir sobre a realidade de hoje. Sobre nossa cultura e sobre a importância dos livros”, declara Tonial.

A solenidade também contou com a presença do prefeito Paulo Polis, demais autoridades municipais e do autor homenageado, Juremir Machado da Silva que fez um agradecimento especial pela indicação. “Me sinto muito feliz e agradecido por ser lembrado em Erechim especialmente num evento tão importante como a feira do livro”, frisa Juremir.

Para o prefeito, Paulo Polis incentivar a leitura e a cultura é incentivar o conhecimento. “O escritor alemão Heirinch Mann ensina que uma casa sem livros é como um quarto sem janelas. Eu diria mais: uma cidade sem livros, e que não oferece a oportunidade de novas descobertas e aprendizado, é uma cidade onde a perspectiva de futuro é, no mínimo, incerta”, sentencia o prefeito.

A feira

O movimento já nas primeiras horas motivou os 14 expositores. A livreira Cacilda Menegola Ribeiro que montou um estande incentivando o resgate das antigas histórias infantis está confiando no sucesso da Feira. “Nossa aposta é resgatar aquelas historinhas do tempo da vovó e já tivemos resultados positivos, inclusive de vendas”, aponta.
O local onde o evento é realizado também agradou. “A Feira é uma oportunidade de aumentar nossas vendas e a estrutura montada aqui ficou muito bacana. Este local também está muito bom, faça chuva ou sol, estaremos recebendo o público”, fala o livreiro Leonardo Arbter.  
O atendimento na Feira será das 8h30 às 11h30 e das 13h30min às 22h durante a semana. Neste sábado (11), 10h às 22h e no domingo (12) das 10h às 19h.

Programação de quinta-feira

Nesta quinta-feira (9), às 08h30 tem bate-papo com o autor Caio Ritter. A programação tem ainda atividades como hora do conto, teatro, minicursos e sessão de autógrafos. Às 20h acontece o Seminário de História, Imagem e Memória com Dr. Fábio Feltrin (UFFS) e Mairon Valério (UFFS). 

Programação de sexta-feira

Nesta sexta-feira, destaques para as seguintes atividades: às 08h30, bate papo com o autor Cristovão Tezza. Às 13h30, apresentação do autor Kalunga – poesia e alegria. Das 15h às 20h tem comunicações orais – seminário de História: Imagem e Memória. Às 19h tem solenidade de Homenagem as personalidades da Feira: Beno Hachmann e Olírio Zardo. Além de apresentações de teatro, hora do conto, conversar com leituras