Prefeitura Municipal de Erechim - FHSTE encaminha proposta para reajuste a funcionários do Hospital
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9580/fhste-encaminha-proposta-para-reajuste-a-funcionrios-do-hospital

18/03/2015

FHSTE encaminha proposta para reajuste a funcionários do Hospital

A proposta foi de um reajuste de 7,5% para todas as categorias da FHSTE

FHSTE encaminha proposta para reajuste a funcionários do Hospital

A proposta foi de um reajuste de 7,5% para todas as categorias da FHSTE

O Salão Nobre da Prefeitura de Erechim sediou, na manhã de quarta-feira (18) encontro para debate sobre o reajuste salarial dos funcionários da Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE). Participaram do encontro o prefeito Paulo Polis, os diretores da FHSTE Rafael Ayub e Alberto Luciano Tamburrino, o presidente do Legislativo, vereador Fernando Barp, representantes do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde de Erechim e Região (Sindisaúde), funcionários da Fundação e representantes da Federação dos Trabalhadores da Saúde do RS (FEESSERS).
A proposta, por parte da direção da FHSTE, foi de um reajuste de 7,5% para todas as categorias do Hospital, buscando – gradativamente – a redução da diferença existente entre os funcionários da FHSTE e do Município.
O prefeito ressaltou os avanços reais obtidos desde o início de 2009 até os dias atuais, onde os funcionários da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, já obtiveram a equiparação de algumas categorias e os demais já tiveram ganhos reais de mais de 90%. Polis destacou ainda a situação delicada em que passa o Rio Grande do Sul, salientando que o hospital é 100% SUS.
“Há cerca de dois anos a discussão se dava para manter o Hospital Santa Terezinha público, o que foi conquistado pela atual gestão e agora, continuamos nos empenhando para que possamos repactuar o contrato com o Governo do Estado, o que está em andamento”, reforça Polis.

Ganhos reais para recuperar a defasagem histórica
“A valorização anual e progressiva de todas as categorias funcionais da FHSTE é uma realidade. O compromisso é aproximar os vencimentos dos funcionários do Hospital com aqueles dos servidores do Município. De 2009 para cá, todas as categorias de trabalhadores do Santa Terezinha receberam aumentos reais superiores a 50%. Isso, por si só, comprova o esforço em equilibrar as diferenças históricas. Sabemos que é preciso seguir avançando, e – através do diálogo e da cooperação coletiva – o faremos”, pontua o prefeito.
“O momento é de consolidar os ganhos reais como a implementação do vale-alimentação, hoje representando cerca de R$ 240 a mais por mês, concedido desde o ano de 2009. Tanto a gestão municipal, quanto a direção da Fundação Hospitalar vem colocando os funcionários sempre em primeiro plano”, frisa.
Para Polis é importante que, tanto os colaboradores do Hospital como a comunidade de Erechim, entendam que a situação econômica vivenciada, tanto a nível Federal, Estadual e Municipal, não permite que esse reajuste seja aquele esperado pelos funcionários. Porém, segundo o prefeito, nos últimos 6 anos, os funcionários da FHSTE obtiveram atenção especial dessa Administração, primando pelo compromisso de garantir ganhos reais para recuperar a defasagem histórica.
“Entendemos a posição dos funcionários da FHSTE. No entanto, ser gestor público é agir com bom senso e justiça e agora nós precisamos da compreensão dos funcionários do Hospital para que possamos continuar honrando com as tomadas de decisões. Em 2013 e 2014 foi possível um reajuste maior, porém o momento não nos permite isso e, para que a comunidade de Erechim e região não venha a ser prejudicada, esperamos a compreensão dos colaboradores do Santa Terezinha, para que possamos chegar a um consenso sem prejudicar a estrutura do Hospital e o atendimento à saúde da população”, conclui Paulo Polis.