Prefeitura Municipal de Erechim - ‘Direitos dos Animais’ é tema da Semana Municipal de Meio Ambiente
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9573/direitos-dos-animais--tema-da-semana-municipal-de-meio-ambiente

17/03/2015

‘Direitos dos Animais’ é tema da Semana Municipal de Meio Ambiente

Evento contará com a participação do especialista em comportamento animal, Alexandre Rossi e sua cachorra e assistente Estopinha, além da 8ª Edição da Campanha de Eletrônicos, entre outras atividades

‘Direitos dos Animais’ é tema da Semana Municipal de Meio Ambiente
‘Direitos dos Animais’ é tema da Semana Municipal de Meio Ambiente

Evento contará com a participação do especialista em comportamento animal, Alexandre Rossi e sua cachorra e assistente Estopinha, além da 8ª Edição da Campanha de Eletrônicos, entre outras atividades

De 31 de maio à 5 de junho será realizada em Erechim, a 14ª Semana Municipal de Meio Ambiente. O evento, que acontecerá no Parque Longines Malinovski, contará com uma grande programação que será realizada pela Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com diversas instituições governamentais e não governamentais.
Com a temática “Direito dos Animais”, a proposta de programação da Semana começou a ser construída em reunião realizada na segunda-feira (16), na sede da Secretaria. Coordenada pelo secretário de Meio Ambiente, Mario Rossi e pela diretora de Educação Ambiental, Ariane Pasuch, este primeiro encontro contou com a participação de representantes da URI, UFFS, UERGS, IFRS, Câmara de Vereadores, CEPO, CAPA, SEBRAE e PATRAM.

Programação da 14ª Edição da Semana
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, através da construção coletiva e das parcerias com as entidades envolvidas, o evento promete superar as edições anteriores. “Para este ano teremos a já tradicional Campanha de Coleta de Eletrônicos, que entra na sua 8ª edição, sendo que o relatório oficial da empresa parceira na última campanha - realizada em janeiro - demonstra que os números contabilizados foram superados, totalizando 65 toneladas de lixo eletrônico”, pontua Mario, lembrando que a ação já recolheu mais de 200 toneladas de lixo eletrônico desde 2009.
Também, para a 14ª Semana de Meio Ambiente, estão previstos debates, palestras e mesas redondas com especialistas sobre animais silvestres, licenciamento pleno da FEPAM, entre outros assuntos. Ainda, trilhas pelo Parque Longines Malinovski, atividades de educação ambiental, campanha de adoção com ONGs do município, desfile de cães, entre outras atividades que serão divulgadas na programação completa nas próximas semanas.

Dr. Pet e Estopinha
Ainda, destaque para evento com a presença do especialista em comportamento animal, Alexandre Rossi e sua cachorra Estopinha. Mais conhecido como Dr. Pet, Alexandre é formado em Zootecnia e possui especialização em Comportamento Animal. Alexandre é autor de diversos livros e comanda atualmente o quadro Desafio Pet (exibido aos domingos pelo Programa Eliana, no SBT), além dos programas Missão Pet (transmitido pelo canal por assinatura National Geographic) e o É o Bicho! (rádio Band News FM). Alexandre Rossi também é membro do Conselho de Bem-Estar Animal do CRMV-SP (BEA).
Estopinha é um arraso nas redes sociais. Mais de dois milhões de fãs no Facebook, milhares de visualizações no Youtube e de seguidores no Instagram. Estopinha é uma cachorra, sem raça definida, e que teve a sorte de ser adotada num abrigo de cães abandonados. A cadelinha simpática foi adotada pelo por Alexandre Rossi em 2010. Além de filhota, é também a assistente do especialista em comportamento animal. “Procurava um animal mais velho, sem pedigree e que, de preferência, já tivesse tido algum problema de comportamento. Meu objetivo era mostrar como esses cães normalmente rejeitados também são ótimos animais de estimação”, explica Alexandre.