Prefeitura Municipal de Erechim - Estacionamento rotativo pauta reunião entre Executivo, entidades e vereadores
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9487/estacionamento-rotativo-pauta-reunio-entre-executivo-entidades-e-vereadores

13/02/2015

Estacionamento rotativo pauta reunião entre Executivo, entidades e vereadores

Após ouvir classe empresarial, CDL, IAB, ACCIE, entre outras entidades, medida do estacionamento pago será implementada

Estacionamento rotativo pauta reunião entre Executivo, entidades e vereadores
Estacionamento rotativo pauta reunião entre Executivo, entidades e vereadores

Após ouvir classe empresarial, CDL, IAB, ACCIE, entre outras entidades, medida do estacionamento pago será implementada

A sala da presidência do Poder Legislativo foi palco, na manhã de sexta-feira (13), de reunião solicitada pelo prefeito, Paulo Polis ao presidente da Casa, vereador Fernando Barp, para que os secretários de Desenvolvimento Econômico, Edgar Marmentini e de Administração, Renato Toso pudessem repassar aos parlamentares detalhes da medida a ser adotada no município, antes da instalação dos parquímetros no estacionamento rotativo pago.
Na oportunidade, além de Barp e dos secretários, a presença de Leandro Basso, Lucas Farina, Vânia Miola, Luiz de Brito, Zé da Cruz, Sargento Fávero, Claudemir de Araújo, Eni Scandolara, Clarice Moraes e as assessorias parlamentares dos vereadores Ernani Mello e Dica.

Reunião entre o Governo Municipal e entidades
Antecedendo o encontro dessa sexta-feira, foi realizada reunião na noite de quarta-feira (11), na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Erechim (CDL), com a presença do secretário de Segurança Pública, Rafael Testa, secretário de Administração, Renato Toso e secretário de Desenvolvimento Econômico, Edgar Marmentini que apresentaram para debate como será a implantação inicial deste novo modelo de estacionamento rotativo.
Participaram da reunião o presidente da CDL Erechim, Evandro Luís Fhynbeen; a vice-presidente da CDL Erechim, Lindanir Canelo; os diretores da CDL, Paulo Massiero e Mario Zanardo; o presidente da ACCIE, Claudionor Mores; o vice-presidente do Sindicomerciários, Amarildo Dell Vechia; a secretária executiva do SindivestAU, Flaviane Gaidarji; o representante do Observatório Social, Gustavo Andrei Rohenkohl e o representante do IAB, Arthur Peruzzo.

Debate com os vereadores
Abrindo os trabalhos da reunião com o Legislativo, Marmentini destacou que o momento serviu para que os vereadores da Casa pudessem saber de todos os detalhes das medidas adotadas pela municipalidade com relação ao Estacionamento Rotativo Pago.
Após reunião com CDL, IAB, ACCIE e demais entidades representativas do município e em contato com a empresa ganhadora da licitação para saber da viabilidade, se buscou antecipar o sistema de estacionamento rotativo, visto que atual situação está sendo prejudicial, tanto para setor do comércio, como para a comunidade no que se refere a falta de estacionamento, especialmente no anel central do município. “As entidades que nos solicitaram a iniciativa estão cientes com as novas regras”, pontuam os secretários.

Instalação da empresa no município acontece no próximo dia 23
O contrato com a empresa já foi assinado e as obras de instalação da Expark Xavante no município iniciam no próximo dia 23. Com a assinatura da ordem de serviços será dado início ao procedimento de implantação dos parquímetros com pré-demarcação das vagas e montagem das estruturas para o trabalho. A operacionalidade do sistema, de acordo com a empresa, deverá estar em funcionamento para a comunidade em junho de 2015. Vale destacar que serão gerados, em média, cerca de 100 empregos diretos.

Alternativa de rotatividade até junho
“Entidades nos solicitaram uma medida alternativa até o mês de junho para aliviar um pouco a atual situação vivida no comércio local, e é isto que será adotada, paliativamente, que também servirá como uma medida educativa até a implantação final”, ressalta Marmentini.
“Uma construção alternativa a ser implantada após 60 dias do ato da assinatura da ordem de serviços, onde se adotará a cobrança e orientação com o uso de dinheiro e cartão, onde as orientadoras farão o papel do parquímetro, ou seja, venderão e orientarão os usuários com relação ao sistema e como funcionará após a instalação definitiva”, explica o secretário de Desenvolvimento.
Os cartões irão validar o tempo de uso da vaga. Não haverá mais a necessidade de colocá-lo junto ao painel do veículo e, se o motorista pagar por uma hora e voltar antes disto, receberá o valor não usado. “Com a medida estaremos iniciando a interação entre a comunidade e o novo sistema que passará a ser adotado, principalmente com uso da tecnologia”, garantem os secretários.
O valor da hora será de R$ 1,25. Motos estarão isentas da cobrança quando estacionadas em locais designados. A fiscalização do contrato ficará aos cuidados da Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Erechim (AGER).
Por último, ficou estabelecido, também com a participação das entidades do município, de que o horário do estacionamento será de segunda à sexta-feira das 8h30 às 18h. No sábado o horário estipulado é das 8h às 13h. Com relação as multas, a sua validade só será reconhecida com o carimbo dos agentes de trânsito. A empresa vencedora da licitação realizará na mídia local – de acordo com o contrato - uma ampla divulgação do sistema orientado a população de como proceder.    

Políticas públicas para o trânsito
Para o secretário de Segurança, Rafael Testa é imprescindível destacar que obteve-se êxito na licitação. “Hoje estamos dando um importante passo em relação às políticas voltadas ao trânsito, especialmente no que se refere a rotatividade de veículos nas vagas de estacionamento”, frisa Testa.
Com esse novo modelo – via parquímetro – as 2.047 vagas devem estar sendo operacionalizadas no primeiro semestre de 2015. “É imprescindível agradecermos a todos que fizeram parte dessa construção coletiva, levando em conta que foram realizados estudos técnicos quanto área de abrangência do estacionamento pago, quantificação de vagas e etapas de implantação, prazo de concessão e direitos de outorga, horário de funcionamento e período de rotatividade, valor da tarifa e meios de pagamento, sinalização vertical e horizontal, determinação do número de parquímetros, operadores, agentes fiscalizadores e câmeras de monitoramento, além de estudos de viabilidade econômica e financeira”, frisa Testa, destacando que além dos parquímetros, haverá sistema de videomonitoramento, sendo para cada parquímetro 30 vagas de estacionamento, a cada 100 vagas uma câmera de monitoramento, a cada 50 vagas um monitor e cada 200 vagas um agente fiscalizador.
“O novo estacionamento rotativo de Erechim será implantado com a colaboração e participação direta de entidades, empresas e, especialmente da população erechinense, já que levamos para o debate – através de audiência pública – com a comunidade esse tema que é de interesse de todos. Podemos afirmar que vivemos uma política pública de construção de ideias, onde todos os levantamentos da comunidade são levados em consideração para que possamos chegar a um denominador comum viável e dentro da legalidade”, declara Testa.