Prefeitura Municipal de Erechim - Semana da Pátria - Prefeito Zanella destaca o tributo ao professor Zambonatto
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/942/semana-da-ptria----prefeito-zanella-destaca-o-tributo-ao-professor-zambonatto

03/09/2007

Semana da Pátria - Prefeito Zanella destaca o tributo ao professor Zambonatto

Semana da Pátria - Prefeito Zanella destaca o tributo ao professor Zambonatto

    Prefeito Eloi Zanella declarou que a homenagem feito ao professor e ex-prefeito Aristides Zambonatto, como Patrono da Semana da Pátria de Erechim, é o tributo a um cidadão patriota acima de tudo. Afirmou não ter lembrança da ausência do homenageado em alguma solenidade cívica no município. Na qualidade de Presidente de Honra da LDN, Zanella apontou essa efetiva participação como argumentação inquestionável para a comissão organizadora optar com justiça para receber esse reconhecimento ainda em vida. “Meu caro Zambonatto receba em nome da comunidade erechinense os cumprimentos por tudo o que representas, pela figura extraordinária que és, e por continuares entre nós”, frisou. Seguindo o ideário da Liga da Defesa Nacional ser patriota  é ser uma pessoa comprometida com a cidade, com a família, com a sociedade, com as pessoas que precisam de apoio, com a imagem e consigo mesmo. “Ser patriota é um pouco ser Zambonatto”.
    O emoldura a instabilidade emocional do país gerada por denúncia de corrupção dentro dos poderes constituídos do país como um exemplo da falta de patriotismo e de princípios. Como o momento é negativo, fica difícil meditar sobre os vultos nacionais que nos legaram a Pátria que vivemos hoje, porque os noticiários destacam que os agentes do mal  são expressivos nos poderes constituídos. “Nenhum está livre dos maus patriotas”.
    Ainda sobre o homenageado, Zanella ressaltou: “ainda bem que temos a sustentação daqueles que como Zambonatto são o cerne que mantém esta sociedade, que mantém está Pátria que por vezes percorre caminhos incertos, mas que continua sempre andando, tocada pelos bons exemplos”.
    Aproveitando o momento sugeriu uma reflexão sobre o consumo das notícias negativas que ocupam espaços destacados na  mídia sem a culpa da mídia. “É que  nos  marca muito mais o impacto negativo. Observem a construção de uma ponte que não é notícia por ser uma obrigação do poder publico, ,mas se essa mesma ponte por ventura cair é destaque nacional e dependendo de quem estiver em cima gera uma notícia internacional. Nem por isso, devemos culpar a imprensa”, ensinou. Ele comparou a repercussão do fato negativo com a ação cívica de cada brasileiro. É no anonimato que se constrói a Pátria. Ser patriota, segundo ele, é construir positivamente todo o dia. “Talvez esteja ai o motivo para homenagear os mortos porque em vida, o trabalho da pessoa não ganhe a notoriedade do pós morte”.

Boas notícias

    Entre as notícias geradas paralelamente com a Semana da Pátria e seus vultos históricos,  o prefeito lembrou que no dia 25 será aberta a licitação para construção das vias paralelas da BR 153, no trecho da cidade de Erechim. A outra é que o  CEFET – Centro Federal de Ensino Tecnológico - será implantado no próximo nas instalações do antigo Seminário Nossa Senhora da Salete, atual Centro Administrativo II. Segundo ele o projeto se tornou realidade porque a comunidade de Erechim disponibilizou mais contrapartida do que os demais municípios; houve mobilização regional dos prefeitos através da Amau, juntando 600 mil reais; os empresários colocaram 50 mil reais via ACCIE; as forças populares mobilizaram a sociedade regional. “O CEFET é abertura para uma futura universidade tecnológica e sabemos o quanto é importante a formação de alto nível para uma região de um pólo industrial como Erechim”, sublinhou.
    Encerrando o pronunciamento alusivo a abertura da Semana da Pátria, o prefeito desejou que Deus ajude a fazer o futuro no presente. ”Embalado pelas boas notícias buscamos a energia necessária para continuarmos nessa caminhada. Sabemos que para chegarmos em algum objetivo, em primeiro lugar é preciso saber o que quer. E o mais importante é dar o primeiro passo. É assim que vamos fazer um pais melhor a partir dos nossos lares, da nossas famílias”.