Prefeitura Municipal de Erechim - Projeto Vida e Saúde encerra as atividades do ano
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9329/projeto-vida-e-sade-encerra-as-atividades-do-ano

09/12/2014

Projeto Vida e Saúde encerra as atividades do ano

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde, desenvolve o Projeto Vida e Saúde no município que tem por objetivo auxiliar no controle de peso de pacientes obesas promovendo mudança de hábitos alimentares e adoção de estilos saudáveis de vida.
As usuárias do SUS que integram o programa frequentam reuniões periódicas quinzenais ou mensais, onde, com o suporte de uma equipe multiprofissional (nutricionista, psicóloga, médica, odontóloga, enfermeira, agentes de saúde, assistente Social, estagiários de Nutrição / Fisioterapia da URI), são estimuladas e orientadas na adoção de dietas saudáveis e práticas de atividades físicas a fim de conquistarem o controle de doenças crônicas como obesidade, diabetes e hipertensão.
As atividades realizadas pelos grupos consistem na conscientização quanto a hábitos de vida saudáveis e no resgate da autoestima, motivação e relacionamento interpessoal das participantes. Com parceria da Secretaria de Cidadania foram incluídas no programa o acompanhamento das famílias beneficiários da Bolsa família. O Projeto Vida e Saúde acontece na Unidade Central, Cantinho da Luz, Capoerê, Povoado Argenta, CAPS II e CAPS AD.
O projeto e coordenado pela nutricionista Cleusa de Vargas, psicóloga Janete Lazzari, nutricionista Valéria da Silva Ciotti, com a colaboração dos profissionais das UBS e Secretaria Municipal de Saúde, além de acadêmicos de Nutrição da URI.

Integração e confraternização
Os integrantes do Projeto Vida e Saúde realizaram confraternização e integração para marcar o encerramento das atividades em todos os grupos. Na sexta-feira (5), a atividade foi realizada no Auditório da Secretaria de Saúde. As ações contam com o apoio da coordenadora do Bolsa Família, Paloma Todescatte e da coordenadora da Atenção Básica Vanessa Ritter, ambas profissionais da Secretaria de Cidadania que ofereceu lanche para as atividades de confraternização. Ainda, cada integrante do projeto recebeu uma camiseta.
A nutricionista Cleusa de Vargas reforçou os objetivos a serem alcançados em 2015. “O projeto Vida e Saúde é desenvolvido desde o ano de 2007 na rede básica de saúde do município, e tem por objetivo auxiliar no controle de peso de pacientes obesas promovendo mudança de hábitos alimentares e adoção de estilos saudáveis de vida.  As mudanças de estilo de vida adotadas por nossa sociedade no último século trouxeram consigo significativas alterações nas causas de adoecimento da população”, relata Cleusa.
“Nas últimas décadas observa-se claramente o aumento da frequência das chamadas doenças crônicas, como pressão alta, diabetes, doenças do coração e diversos tipos de câncer. Essas doenças estão fortemente associadas a hábitos de vida não saudáveis, como o fumo e o álcool, mas fundamentalmente a alimentação inadequada – com a ingesta excessiva de carboidratos, açúcares e gorduras – e a redução da prática de atividades físicas”, pontua a nutricionista.   
A obesidade tem sido considerada uma epidemia mundial, que deve ser atacada de todas as formas possíveis, por estar associada a gênese de diversas doenças. Tratar a obesidade e o sobrepeso significa simultaneamente prevenir e tratar as doenças associadas a esta condição.
“No entanto, para que o tratamento da obesidade tenha sucesso faz-se necessário uma série de considerações. Não podemos esquecer que na base dessa doença encontram-se profundamente enraizados estilos de vida inadequados, que se perpetuam por anos, provavelmente desde a infância, e que mais do que traçar um plano terapêutico para o paciente é fundamental que este paciente (e sua família) encontre-se motivado a aderir ao tratamento. Cada indivíduo deve ser avaliado integralmente – levando-se em consideração sua idade, doenças associadas e condições socioculturais e econômicas.
Com a convicção de que a obesidade trata-se de importante problema de saúde pública, e que as equipes da rede básica de saúde encontram-se preparadas e engajadas para desenvolverem projetos”, conclui Cleusa.