Prefeitura Municipal de Erechim - Governo do Estado apresenta Estudo de Competitividade Turística de Erechim
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08/12/2014

Governo do Estado apresenta Estudo de Competitividade Turística de Erechim

Governo do Estado apresenta Estudo de Competitividade Turística de Erechim

Conselho Municipal de Turismo conhece pontos negativos e positivos necessários para alavancar turismo local

 

                O diretor do Departamento de Desenvolvimento do Turismo do Governo do Estado, Maximilianus Pinent e Rafael Salton, integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas estiveram em Erechim na última sexta-feira (5) para apresentar ao Conselho Municipal de Turismo o Estudo de Competitividade Turística de Erechim. Os dados foram levantados em 2013 e mostram os aspectos gerais do turismo local, os pontos positivos e negativos e aquele que deve ser o foco para atrair turistas.

                O secretário de Cultura Esporte e Turismo, Rodrigo Alves Pereira fez a abertura do encontro dizendo que Erechim pode ter pontos e atrações turísticas que devem ser referência de viagem para pessoas da nossa região e do Estado. Segundo Max, a nossa “praia” é a indústria e é nela que deve-se focar com a realização de eventos, como fóruns e feiras, por exemplo, e que consequentemente irão movimentar outros como a gastronomia, o lazer, o entretenimento.

                Ainda conforme Max, o investimento que se faz no turismo tem retorno direto a cidade. “Os impostos gerados através do turismo ficam no município”, observa ele. E muitas vezes são pequenos detalhes que fazem a diferença como a instalação de um pórtico, de uma placa indicativa, uma iluminação bem direcionada. Salton complementa: “Erechim precisa ser competitiva na sua essência, sem alterar as suas características. Não quer dizer que precisa competir com Gramado, por exemplo, mas sim que seus pontos fortes ganhem destaque e possam atrair as pessoas para cá”, disse.

                Confira os dados levantados pelo estudo:

Aspectos gerais do turismo Erechim:

-  Integra a região turística termas e lagos;

- Os segmentos turísticos com maior destaque são de negócios e eventos, rural e cultural;

- De acordo com a pesquisadora da FGV, Flávia Marques, os principais atrativos são: Cascata Nazzari, Vale dos Parreirais e Vale Dourado, Parque Longines Malinowski, Castelinho, Catedral São José, Arquitetura Arte Deco, além dos eventos programados como Rally, Frinape e o Natal Erechim;

- Erechim conta com 21 meios de hospedagens, 16 agências de viagens e turismo, 108 estabelecimentos de alimentação e 02 guias de turismo (cadastur).

- No estudo, Erechim ficou muito bem posicionado na questão infraestrutura geral com uma média de 80,5 sendo que a média do Estado foi de 77,0. O que influenciou positivamente foi: Disponibilidade no destino de serviço público de atendimento médico em emergência 24 horas; Fornecimento ininterrupto de energia elétrica no período de alta temporada; Presença de corpo de bombeiros com grupo de busca e salvamento; Existência de defesa civil; Presença de órgão responsável de preservação urbana; Disponibilidade de lixeiras, banheiros públicos e telefones públicos no entorno das áreas turísticas.

- Outro fator importante e que destacou Erechim foi o marketing e promoção do destino o qual Erechim ficou em 43,6 e a média no RS é de 41,2.

Influenciador de forma positiva:

- Participação em feiras e eventos do setor de turismo nos últimos dois anos;

- Existência de material promocional também em outras línguas;

- Agenda de eventos disponível para consulta gratuita e online;

- Informações turísticas sobre o destino na página institucional do município. Indicada como principal página promocional do destino.

Fatores limitantes:

- Ausência de grupamento de polícia especializada no atendimento ao turista e inexistência de programa de proteção ao turista na polícia civil;

- Inexistência de um plano de marketing formal para o destino

- Promoção de evento próprio para divulgar os atrativos e equipamentos fora do território nos últimos cinco anos;

- O material promocional não alerta o visitante sobre ações de preservação à exploração sexual de crianças e adolescentes sobre a preservação do meio ambiente;

- Inexistência de material promocional específico que apresente a estrutura disponível para eventos no destino;

- Ausência de informações em idioma estrangeiro na página promocional do turismo no destino e que deixem claro aos potenciais turistas a preocupação do destino em prevenir a exploração sexual das crianças e adolescentes no turismo e conservar o meio ambientes.