Prefeitura Municipal de Erechim - Ação educativa para um trânsito mais seguro
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9299/ao-educativa-para-um-trnsito-mais-seguro

03/12/2014

Ação educativa para um trânsito mais seguro

Limites de velocidade, uso de cinto de segurança, não consumir álcool antes de dirigir, são algumas das prioridades da Equipe Decida Pela Vida, que trabalha com ações voltadas à educação&am

Ação educativa para um trânsito mais seguro
Ação educativa para um trânsito mais seguro

Limites de velocidade, uso de cinto de segurança, não consumir álcool antes de dirigir, são algumas das prioridades da Equipe Decida Pela Vida, que trabalha com ações voltadas à educação

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, com o Projeto Trânsito e Educação - Parceiros do Cidadão, dá início – na tarde de terça-feira (2) – as Blitzes Educativas para um Trânsito Mais Seguro em diversos pontos da cidade. A blitz, realizada das 15h às 17h, na rua Carlos Demoliner, bairro Linho, contou com equipes da Diretoria de Trânsito, Diretoria de Segurança, Brigada Militar, CFC JAT e CFC Erechim.
De acordo com o secretário de Segurança, Rafael Testa, todas os envolvidos na ação integram a Equipe Decida Pela Vida. “Esta ação vem ao encontro da necessidade de trabalharmos cada vez mais as questões relacionadas à educação no trânsito”, frisa o secretário.
Com uso de radar móvel, essa foi a primeira de outras blitzes que serão realizadas através do Projeto. “Especialmente nessa época, com as festas de final de ano, férias e Carnaval, é preciso reforçar a importância de sempre tomarmos as atitudes seguras nas ruas e estradas”, ressalta Testa.
“Não estamos focando as nossas ações na punição, mas sim na educação das pessoas. Esse é o nosso ‘norte’. Educar todos os envolvidos no trânsito para que possamos reduzir o número de acidentes e, consequentemente os números de pessoas feridas, bem como o número de vítimas fatais”, pontua o secretário, lembrando que todos são responsáveis e cada um deve fazer a sua parte.

Cerca de 250 veículos abordados
Durante a ação, cerca de 250 veículos foram abordados, onde os condutores receberam orientação e material informativo sobre os riscos de conduzir veículos com excesso de velocidade, estar sem cinto de segurança, usar o celular enquanto dirige, bem como a mistura fatal de álcool e direção.
“Se analisarmos friamente, são pequenas mudanças de comportamento que podem significar a vida das pessoas. Os acidentes, na sua maioria, são causados pela imprudência que poderia ter sido evitada se os envolvidos tomassem as decisões corretas”, destaca o secretário de Segurança.

Respeitar o limite de velocidade é respeitar a vida
Em relação a velocidade, cerca de 80% dos condutores que passaram pela blitz estavam acima da velocidade permitida. “Respeitar o limite de velocidade é respeitar a vida. Em caso de algum imprevisto, que venha a ocasionar um acidente, a velocidade do veículo é um fator de extrema importância”, afirma Testa, salientando que imprevistos acontecem e ter um tempo para reagir à uma situação adversa pode fazer toda a diferença.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que a probabilidade de uma pessoa sobreviver a um atropelamento torna-se ligeiramente mais baixa a partir de um impacto a 50 km/h. De acordo com o estudo, um aumento de 5% na velocidade média leva a um aumento de cerca de 10% das colisões com lesões e de 20% nas colisões fatais.
“Faça a sua parte. Não coloque a sua vida e das demais pessoas que utilizam as vias em risco gratuitamente. Uma decisão certa fará toda a diferente. Juntos podemos mudar a realidade e fazer um trânsito mais seguro”, conclui o secretário.
Entre as infrações registradas, dois condutores autuados por licenciamento vencido, um condutor não era habilitado e outro estava com a habilitação bloqueada, tendo sido efetuado um Termo Circunstanciado pela Brigada Militar.