Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura faz diagnóstico de estudantes com dificuldades de aprendizagem
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9175/prefeitura-faz-diagnstico-de-estudantes-com-dificuldades-de-aprendizagem

31/10/2014

Prefeitura faz diagnóstico de estudantes com dificuldades de aprendizagem

Levantamento foi realizado com crianças das escolas públicas que apresentavam algum problema em decorrência de situações familiares

                Preocupado em descobrir porque centenas de estudantes matriculados no Sistema Municipal de Educação estavam com dificuldades de aprendizagem é que o prefeito Paulo Polis determinou a realização de um diagnóstico profundo em cada uma das famílias destes estudantes. O trabalho foi realizado por assistentes sociais e psicólogas da Secretaria de Cidadania em um período de 45 dias. O resultado deste primeiro contato que buscava saber onde vive, como vive e o que se passa no lar de 437 estudantes foi apresentado nesta sexta-feira (31) ao prefeito, a vice-prefeita Ana Oliveira e aos secretários municipais.

                No relatório apresentado pela diretora administrativa da secretaria, Giana Finardi, consta os dados referentes as visitas domiciliares apresentadas pelas equipes do PAIF (Programa de Atendimento Integral às Famílias) e PAEFI (Programa de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos), em cada um dos três CRAS e no CREAS. Em cada visita realizada, o técnico preenchia uma ficha de avaliação e encaminhamentos onde mencionava as vulnerabilidades que verificava na casa, bem como sugeria ações para o desenvolvimento de políticas públicas ou ações das secretarias competentes no que diz respeito a resolução da situação de cada estudante.

                Foram 333 famílias visitadas. Todas elas possuem filhos estudando em escolas no município. O diagnóstico revela que existem demandas em diferentes áreas e estas que serão trabalhadas pelas secretarias municipais a partir do levantamento concluído. “Neste momento, são estas pessoas que mais precisam de nós. E é por elas que vamos trabalhar. As demandas apontadas englobam seis secretarias e a nossa prioridade será saná-las pois temos o dever de oferecer o mínimo de condição para que essas crianças tenham uma mesa e uma cadeira para fazer o seu tema de casa”, sublinhou o prefeito.

 

                Os problemas encontrados vão desde a necessidade de acompanhamento psicológico, passando pela questão da drogadição e da violência. “Cada secretaria vai atacar essa questão prioritariamente, pois agora sabemos exatamente a casa onde precisamos agir. Essas crianças precisam muito de nós e cada caso resolvido será a efetivação da política que propomos em nossa administração, ou seja, melhorar a vida das pessoas”, disse Polis.