Prefeitura Municipal de Erechim - Divulgando Monografias - Popularização e preconceito no futebol brasileiro
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/913/divulgando-monografias---popularizao-e-preconceito-no-futebol-brasileiro

23/08/2007

Divulgando Monografias - Popularização e preconceito no futebol brasileiro

Divulgando Monografias - Popularização e preconceito no futebol brasileiro

Divulgando Monografias - Popularização e preconceito no futebol brasileiro
Divulgando Monografias - Popularização e preconceito no futebol brasileiro
    A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, atravs do Arquivo Histrico Municipal, divulgou ontem (22), no Castelinho, a monografia de Delice Mocelin, com o ttulo Popularizao e Preconceito no Futebol Brasileiro.
Durante sua apresentao Delice salientou que quando falamos de futebol, vem-nos mente a idia da paixo pelo clube favorito muitas sensaes. No entanto, poucos sabem sobre a histria desse esporte. O futebol surgiu no sculo XIX, na Inglaterra, e, desde ento, contou com uma srie de mudanas de regulamentao at se tornar o futebol moderno. Em principio, os nobres no praticavam o futebol porque o concebiam como uma atividade que expressava o barbarismo, um esporte, portanto, exercitado por indivduos incivilizados e extremamente violentos.
    Ao longo do tempo o futebol foi se transformando. Passou por uma metamorfose que o tornou elemento de integrao, paixo popular, profisso, meio de afirmao nacional, instrumento poltico, uma arte brasileira dentro do qual o Brasil representa importante papel. O esporte um artefato fundamental na edificao da identidade dos indivduos e dos mltiplos grupos. Um exemplo disso que hoje vemos as enormes torcidas dos clubes espalhadas pelo mundo que se juntam e, de certa forma, se identificam, formando um grupo social. Infelizmente, como comum entre diferentes grupos identificados com objetos tambm distintos, a situao desemboca, muitas vezes, na violncia. claro que tais agresses no tm origem apenas na rivalidade futebolstica, mas em outros fatores, como os problemas sociais, tnicos e at religiosos e apesar do futebol ter sido regulamentado, e hoje ser praticado em grandes campeonatos nacionais com regras especificadas por um rgo mundial (FIFA), muito daquele esporte popular, original, onde o intuito era a diverso, sem muitas regras, ainda existe hoje.
    A acadmica disse ainda que do ponto de vista conjuntural, o futebol brasileiro constitui um grande e complexo mosaico em que desejos e paixes esto diretamente associados s realidades sociais e econmicas dos grupos que nele convivem. O brasileiro expressa as suas emoes, seus sentimentos de uma maneira especial. Isso fica claro quando se leva em conta existncia de um preconceito em relao s classes empobrecidas e principalmente aos negros. No calor da paixo, no agito, na empolgao, os torcedores so verdadeiras pipocas que pulam e saltitam abafadas pela imensa temperatura. Aquelas que no estouram, ainda falando dos milhos das pipocas, so os pirus, denominao atribuda ao milho que se recusou a se abrir.
    Ao finalizar sua apresentao Delice Mocelin, salientou que a extrema disperso do fenmeno "futebol" na sociedade brasileira est intrinsecamente associada sua importncia e penetrao altamente diferenciada do restante do mundo, alm de tratar-se da compreenso dos laos de identidade que se formaram ou se reforaram dentro das estruturas sociais que foram surgindo desde a sua introduo e difuso pelos diferentes lugares do planeta.
    Interessados no trabalho de Delice podero encontr-lo no Arquivo Histrico Municipal, que o disponibiliza ao pblico para a pesquisa.