Prefeitura Municipal de Erechim - PRONATEC - Pessoas com deficiência tem aula prática em restaurante
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9106/pronatec---pessoas-com-deficincia-tem-aula-prtica-em-restaurante

13/10/2014

PRONATEC - Pessoas com deficiência tem aula prática em restaurante

Elas estão sendo qualificadas para atuar no mercado de trabalho como garçom e garçonete

 

                O PRONATEC está proporcionando a 15 alunos da Apae e da Albano Frei aprenderem a profissão de garçom. As aulas do Curso Técnico em Garçom e Garçonete estão sendo ministradas pelo Senac e acompanhadas pelo Compede (Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência). A prática, desde a última semana, vem sendo aplicada no Restaurante Natural e tem surpreendido aqueles que os acompanham pela dedicação que os estudantes têm mostrado.

                É que o comenta o professor Airton Pereira da Silva. Segundo ele os alunos estão bastante empolgados em aprender a profissão em um restaurante de verdade. “Eles estão tendo um ótimo desempenho”, destaca. A aluna do Centro Ocupacional Albano Frei, Samara Kolln, de 30 anos, diz que a experiência está sendo ótima. “Estou adorando o curso mas ainda não tenho certeza se quero trabalhar em um restaurante. Mas está sendo muito bom aprender aqui”, avaliou ela.

                Para o casal de proprietários do Restaurante Natural, Anildo e Neca de Quadros, ceder o restaurante para os portadores de deficiência aprender uma profissão é uma maneira de colaborar com a sociedade. “É aquela velha história de cada um fazer a sua parte. Tenho certeza que estas pessoas serão muito úteis para a sociedade”, disse Anildo. Neca destacou o trabalho realizado pelo professor Airton. “É algo fantástico o que este professor tem feito por estes alunos. E nós, ao disponibilizar o nosso restaurante, ganhamos algo valioso que é a gratidão deles e o olhar de Deus”, observou.    

 

                O Restaurante Natural está há 18 anos no mercado oferecendo refeição diferenciada em que prioriza alimentos como peixe, frango, soja e legumes. No local, os estudantes aprendem como se portar em um restaurante, organizar o ambiente, atender ao cliente, segurar uma bandeja.