Prefeitura Municipal de Erechim - Fernando Testa homenageado no IV Concerto Lírico
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/905/fernando-testa-homenageado-no-iv-concerto-lrico

22/08/2007

Fernando Testa homenageado no IV Concerto Lírico

Fernando Testa homenageado no IV Concerto Lírico

        O IV Concerto Lírico da Orquestra de Concertos de Erechim realizado domingo à noite, no Centro Cultural 25 de Julho, promoveu o encontro de um grande público com a música clássica e o canto coral interpretado com  emoção por dezenas de músicos e cantores. No palco a renovada Orquestra de Concertos de Erechim de cinqüentenária atividade na revelação de talentos locais. O espetáculo que faz parte do projeto Desenvolvendo Talentos, aprovado pelo Ministério da Cultura para captação de recursos de renúncia fiscal, conforme estabelece a Lei Ruanet. Reuniu o Coral do Grupo Gillé e o Coral Vida e Canto de Gaurama. O espetáculo contou com a participação especial da soprano Adriana de Almeida, da pianista Olinda Alessandrini e o grupo de músicos de Porto Alegre: Alexandre Rigon (oboé), Davi Coelho da Rosa (fagote),Eliseu da Silva Rodrigues (clarinete), Fabiana Magrinelli (flauta), Helena Aline Pessoa Carolla Damm (viola), Marcos Vinícius Damm (violino), Tiago Ardnt (violino). No repertório obras de Mozart, Puccini, Schubert, Carlos Gomes, Verdi. Ernesto de Curtis, Villa-Lobos, entre outros. Na regência o Maestro Aldo Ademar Hasse. O ingresso do espetáculo foi um quilo de alimento não perecível.

Homenagem
    Foi também uma noite de homenagem a etnia alemã pela contribuição cultural, econômica e social, na vida da comunidade e ao colaborador Fernando Testa, já falecido, pela dedicação como Presidente e Secretário Geral do Conselho Administrativo do Centro Cultural 25 de Julho por mais de 50 anos. A numerosa família Testa se fez presente. Dona Elisa De Carli Testa, viúva do homenageado, recebeu do prefeito Eloi Zanella o “Certificado de Mérito – in memoriam”  - concedido pela municipalidade. Participou da homenagem o secretário municipal da Cultura Elídio Cervo e da presidente do Conselho Administrativo do Centro Cultural 25 de Julho Marlei Klein. O prefeito destacou que Fernando Testa tem sua participação na história do município e especialmente da etnia alemã pela forma que escreveu as atas das reuniões da sociedade alemã ao longo de datas. “Ele não era uma alemão, e sim um cidadão comprometido com a construção da cidade. Foi um colaborador permanente da administração do município.

Manifestações
    Marlei Klein  assumiu a direção do Conselho do CC25 de Julho lembrando que o  local representa a preservação da identidade dos alemães com a arte e as música e a efetiva participação cultural da etnia na construção do Município de Erechim. “O alemão tem um caráter associativo. Gostam e sentem necessidade de viver em grupos”, sublinhou. Num resgate da etnia destacou que a primeira denominação foi “Sociedade Cultural 25 de Julho - data da chegada dos primeiros imigrantes alemães ao Rio Grande do Sul, em 1824.
    A primeira construção era um antigo casarão de madeira onde era realizada anualmente a “octoberfest”. Os tempos passaram e as dificuldades em preservar o patrimônio fizeram os associados liderados pelo presidente Frederico Goldschmidt e o secretário Fernando Testa realizaram um assembléia geral em 2 de abril de 1978 e decidiram fazer uma proposta de doação do imóvel ao Município de Erechim.
    O prefeito da época era Eloi Zanella, no exercício do primeiro mandato, e a contrapartida exigida era que fosse construído um prédio em alvenaria com a denominação de Centro Cívico Cultural 25 de Julho, e que deveria ser administrada por um conselho. As novas instalações foram concluídas em 1983, na administração do prefeito Jayme Luiz Lago.
   Quanto a Fernando Testa, a presidente Marlei Klein disse que se trava de uma pessoa defensora da arte e admirador da cultura alemã e zeloso com o patrimônio da etnia. Ele foi presidente e secretário geral por muitos anos. “Nada mais justo do que homenageá-lo nesta data que estamos assumindo a presidência do Conselho Administrativo, cargo que ele ocupou por muitos e muitos anos”.

Sonhos
    Elídio Cervo destacou que os alemães vieram com seus sonhos, suas tradições, seus costumes pra uma terra desconhecida onde construíram e dimensionaram seus ideais e seus amores. Sonharam juntos com outras etnias, um mundo melhor para si e seus descendentes. O secretário acrescentou que Fernando Testa assim pensou, assim partilho e assim fez. “Fernando Testa deixou um extraordinário legado de saber, conhecer e realizar a cultura em seus mais amplos e diversos matizes”. Para o secretário a contribuição do homenageado está diretamente associada ao pensamento de Santo Francisco de Assis  que pode e deve ser também o norte de todos: “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e, de repente, você estará fazendo o impossível”.

Projeto
    O presidente da Orquestra de Concertos de Erechim, Mozart Ilhas Lima destacou o projeto Desenvolvendo Talentos criado pelo maestro Aldo Hasse e aprovado pelo Ministério da Cultura para captação de recursos da renúncia fiscal. A iniciativa está permitindo que a OCE estabeleça metas e abra cada vez mais espaço aos jovens para o acesso a música clássica. Ilha agradeceu o apoio que a instituição vem recebendo do prefeito Eloi Zanella e dos secretários Elídio Cervo (Cultura) e Eni Scandolara (Educação). Reservou atenção especial aos músicos voluntários da OCE e particularmente ao público fiel da orquestra ao longo de mais de cinco décadas de atividades.

Comprometimento
    O prefeito Eloi Zanella recomendou a quem não conhece a saga dos imigrantes alemães no RS à leitura da obra “A Ferro e Fogo” de Josué Guimarães. Ali está uma descrição detalhada do sofrimento passado pelos primeiros que aqui chegaram em 1824, muitos deles enganados pela propaganda do paraíso na América. “Mas os imigrantes são tão fortes nas suas convicções, são tão poderosos nas suas vontades, tão arraigados às suas raízes que o resultado está aqui nesta casa”. A respeito de Fernando Testa o prefeito disse tratar-se de um cidadão comprometido com a construção do município. “Temos aqui no 25 de Julho na beleza caligrafia a maior parte da história deste centro. Ele não foi somente presidente do Conselho, mas entregou parte do seu amor à construção desta história”.
    Ainda sobre o homenageado sublinhou: “no momento que homenageamos alguém pelo pelo mérito, a gente faz com humildade. É o reconhecimento àqueles que como os imigrantes com espírito de cidadania, ajudaram a construir esta cidade”. Disse ainda que qualquer pessoa que tenha acompanhado os passos de Fernando Testa  principalmente ele na condição de homem público, se sente honrado.
    O trabalho do Maestro Aldo Hasse na renovação dos integrantes e no respeito aos músicos mais antigos da Orquestra de Concertos de Erechim, foi destacado pelo prefeito. O maestro José Luiz, hoje morando em Brasília – também foi lembrado pela formação do Coral Juvenil de Erechim e dos muitos talentos que descobriu.
    Na avaliação do prefeito o Centro Cultural é hoje uma referência para os muitos corais da cidade. Todo esse contexto que envolve o 25 de Julho tem muito a ver com a dedicação de Fernando Testa, sendo justa a homenagem prestada pelo município.

Agradecimento
    O agradecimento em nome da família foi de Tânia Mara Testa Cavedon que destacou a apego de Fernando Testa ao Centro Cultural 25 de Julho. “Ele amava esta casa e tinha muito orgulho do Centro Cultural”,