Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria de Saúde promove teleconferência com profissionais da área
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8913/secretaria-de-sade-promove-teleconferncia-com-profissionais-da-rea

28/08/2014

Secretaria de Saúde promove teleconferência com profissionais da área

Secretaria de Saúde promove teleconferência com profissionais da área
Secretaria de Saúde promove teleconferência com profissionais da área

Atividade realizada vem ao encontro da mobilização Mundial sobre Aleitamento Materno, em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

O Governo de Erechim, através da Secretaria de Saúde, promoveu teleconferência para os profissionais da rede básica, agentes comunitários de saúde, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Estratégia de Saúde da Família, visitadoras e monitora do Primeira Infância Melhor (PIM), além das equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município, totalizando cerca de 100 profissionais. A teleconferência, realizada na tarde de terça-feira (27), no auditório da Secretaria de Saúde de Erechim, foi conduzida pela coordenadora do Setor Materno Infantil, enfermeira Neusa Ferrari e proferida pela consultora do TelessaúdeRS/UFRGS, enfermeira Valesca Pastore Dias.
Amamentação: um ganho para toda vida
De acordo com a coordenadora do Setor Materno Infantil, o tema escolhido para a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2014 (SMAM) enfoca os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), comprovando a importância de aumentar e manter a proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno para alcançar os ODM, que são um conjunto de metas organizadas em setembro de 2000 pelos governos dos 191 países membros da Organização das Nações Unidas, com a finalidade de tornar o mundo mais justo, solidário e melhor para se viver. “Os países acordaram de alcançar os oito Objetivos do Milênio até 2015 como forma de solucionar alguns dos grandes problemas da humanidade, como a pobreza, a fome e a desigualdade entre os sexos”, explica Neusa.
Segundo a coordenadora do Setor Materno Infantil, a teleconferência teve como principais objetivos informar os participantes sobre os ODM e como eles se relacionam com o aleitamento materno e alimentação de lactentes e crianças de primeira infância, além de mostrar o progresso alcançado até o momento e as lacunas existentes e decisivas para o aleitamento.
“Ainda, estamos nos propondo a chamar a atenção sobre a importância de priorizar ações para proteger, promover e apoiar o aleitamento materno como uma intervenção fundamental na contagem regressiva para os ODM e após 2015. Também, buscamos estimular o interesse entre os jovens, tanto mulheres como homens, para compreenderem a importância e relevância do aleitamento materno atualmente”, destaca Neusa.

Amamentação no topo das ações para sobrevivência da criança
Para a coordenadora do Setor Materno Infantil, conhecer os aspectos relacionados à prática do aleitamento materno é fator fundamental, no sentido de colaborar para que a mãe e a criança possam vivenciar a amamentação de forma efetiva e tranquila, recebendo as orientações necessárias e adequadas. “Além disso é essencial levarmos em conta que a mulher passa por um longo período de gestação até que possa concretamente amamentar seu filho e entendemos que o preparo para a amamentação deva ser iniciado ainda no período de gravidez. Sendo assim, os profissionais da área da saúde têm um papel importantíssimo nesse período”, pontua Neusa.

Vantagens e benefícios da amamentação

Para a mulher:
Fortalece o vínculo afetivo;
Favorece a involução uterina (útero retorna para o tamanho normal) e reduz o risco de hemorragia;
Contribui para o retorno ao peso normal;
Redução de diversos riscos de desenvolvimento de câncer.

Para a criança:
É um alimento completo e não necessita de nenhum acréscimo até os seis meses de idade;
Facilita a eliminação de mecônio e diminui a incidência de icterícia;
Protege contra infecções;
Aumenta o vínculo afetivo;
Diminui as chances de desenvolvimento de alergias.

Para a família e a sociedade:
É limpo, pronto e na temperatura adequada;
Diminui as internações e seus custos;
É gratuito;
Contribui para o meio ambiente.

Objetivos do Milênio
Erradicar a pobreza extrema e a fome; Atingir o ensino básico universal; Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde materna; Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; Garantir a sustentabilidade ambiental; Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
“A amamentação tem relação direta com todos os Objetivos do Milênio e, por isso, atuamos preocupados em incentivar e promover o aleitamento materno, através da capacitação permanente dos profissionais da saúde, especialmente àqueles que estão diretamente envolvidos com gestantes, recém nascidos e com a família”, pontua a enfermeira.