Prefeitura Municipal de Erechim - Adolescentes são selecionados para estagiar no Banco do Brasil
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8867/adolescentes-so-selecionados-para-estagiar-no-banco-do-brasil

19/08/2014

Adolescentes são selecionados para estagiar no Banco do Brasil

Adolescentes são selecionados para estagiar no Banco do Brasil

Programa Adolescente Aprendiz visa a inclusão de jovens em vulnerabilidade e risco pessoal e social no mercado de trabalho  

 

Desde 2010 a prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Cidadania, mantém uma parceria com a Pequena Casa da Criança de Porto Alegre para desenvolver o Programa Adolescente Aprendiz de Serviço Bancário.

O objetivo é proporcionar qualificação em serviços bancários e administrativos visando a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social no mercado de trabalho além de estimulá-los a práticas de cidadania, valores éticos e profissionais dentro e fora do ambiente de trabalho.

Os adolescentes passam por acompanhamento técnico por uma equipe de profissionais pedagogos para execução da prática pedagógica e uma assistente social que media o processo de seleção dos adolescentes e acompanha-os em suas famílias durante o período de estágio.

Na semana passada (12 de agosto) aconteceu mais uma seleção de jovens em Erechim, em que os representantes do Movimento Comunitário Cachoeirense (MOCOCA), Débora Severo Machado e Vanessa Dutra estiveram na Secretaria de Cidadania para selecionar dois adolescentes para estágio bancário remunerado no Banco do Brasil.

As mães Maria Aparecida de Paula e Salete Cabral falaram sobre a importância da oportunidade dada aos filhos. “É uma chance que nós não tivemos e nossos filhos estão tendo para se preparar para o trabalho. Vamos incentiva-los a estudar cada vez mais”. Para a assistente social, Márcia Maria Guedes, o Programa Adolescente Aprendiz é uma oportunidade de inserção dos jovens ao mercado de trabalho. “O estágio vai fazer com que eles tenham responsabilidades, sendo que poderão ainda aperfeiçoarem seus conhecimentos”.

Para a secretária municipal de Cidadania, Maria Dolores Mafacioli Gollin, “são parcerias como estas que vem proporcionar aos adolescentes a qualificação e a inserção no mercado de trabalho objetivando a inclusão social dos mesmos”.

 

O estágio tem duração de dois anos. Podem participar adolescentes com idade de 15 anos à 15 anos e dez meses, que estejam cursando entre a 7ª série e o 1º ano. Os adolescentes recebem capacitação por um mês e após são inseridos no estágio uma vez por semana. Eles são acompanhados pelo CRAS - Centro de Referência de Assistência Social de abrangência, desenvolvendo o conteúdo programático referente ao estágio. A remuneração é de um salário mínimo, sendo que o adolescente recebe ainda R$ 200,00 de vale alimentação e vale transporte quando for o caso.