Prefeitura Municipal de Erechim - Rede quer ampliar combate à evasão escolar em Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8741/rede-quer-ampliar-combate--evaso-escolar-em-erechim

17/07/2014

Rede quer ampliar combate à evasão escolar em Erechim

Rede quer ampliar combate à evasão escolar em Erechim
Rede quer ampliar combate à evasão escolar em Erechim

Promotoria e direções das escolas se reúnem para discutir medidas para evitar que alunos larguem estudos

A Rede Gestora de Apoio às Escolas (RAE Gestora) quer ampliar o combate à evasão escolar nas escolas municipais e estaduais Erechim. Nesta quinta-feira (17), a Promotoria de Erechim, as equipes diretivas das escolas e as demais entidades que fazem parte da rede, estiveram reunidas na Secretaria Municipal de Educação, para debater as ações que foram realizadas desde o ano passado, quando o trabalho foi iniciado.


"Nos reunimos para ouvir o relato de cada agende envolvido com o trabalho, para saber como ele está acontecendo em cada escola e de que forma a infrequência está sendo tratada", declarou o promotor João Munhoz Manzano, da Promotoria de Justiça Especializada de Erechim. Segundo afirma, as escolas estão repassando os dados sobre o primeiro ano de trabalho e nos próximos meses haverá levantamento sobre os resultados.


O combate à infrequência escolar é feito através das RAEs Escolares, compostas por professores, direções, representantes de Conselhos de Pais e Mestres (CPM), Conselhos Escolares, presidentes de bairros, Unidades Básicas de Saúde e Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) onde as escolas estão inseridas. O grupo busca identificar os motivos do estudante não comparecer às aulas.


Manzano acrescenta que as reuniões da Rede de Apoio vão acontecer a cada seis meses. De acordo com o promotor, a negligência da família, que é conivente com o abandono dos estudos, é a principal causa de o estudante deixar de frequentar as aulas.


"Há pais que permitem que os filhos faltem às aulas e não agem para evitar. Há também casos de trabalho infantil, principalmente entre adolescentes. Muitos, inclusive, entendem que estão trabalhando e que por isso não precisam estudar. Por isso agimos, para mudar casos como esses e como outros que nos deparamos", aponta.


Fazem parte da Rede as secretarias municipais de Educação, de Cidadania e de Saúde, a 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), os Conselhos Tutelar e Municipal de Educação, a Universidade Regional Integrada (URI), a Faculdade Anglicana de Erechim (FAE), a 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, o Ministério Público, a Brigada Militar e representantes dos professores e dos diretores das escolas públicas municipais.