Prefeitura Municipal de Erechim - Polis agradece membros do governo pelos resultados de Erechim no ranking da Firjan
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8561/polis-agradece-membros-do-governo-pelos-resultados-de-erechim-no-ranking-da-firjan

04/06/2014

Polis agradece membros do governo pelos resultados de Erechim no ranking da Firjan

Polis agradece membros do governo pelos resultados de Erechim no ranking da Firjan

Cidade é a 5ª mais desenvolvida do RS e a que mais gera emprego e renda segundo levantamento da Federação das Indústrias do RJ

A melhor posição de Erechim no ranking da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) fez com que o prefeito Paulo Polis e a vice Ana Oliveira reunissem os CC´s e FG´s da administração municipal para um momento de agradecimento. O encontro aconteceu na noite de terça-feira (3) na sede da Associação dos Servidores Municipais.

Conforme o levantamento da Firjan, Erechim é a 5ª cidade mais desenvolvida do RS, levando em consideração indicativos oficiais de saúde, educação e emprego e renda – sendo que neste último item (emprego e renda), a cidade foi a 1ª colocada no Estado e a 14ª no Brasil.

“Este resultado orgulha a toda a cidade, e foi construído graças ao esforço de nossos trabalhadores de todos os segmentos, empresários, agricultores, educadores e, claro, de vocês, servidores públicos que acreditaram num projeto de governo e nos ajudam diariamente a fazê-lo avançar”, frisou Polis.

A reunião também serviu de mobilização para a votação do Orçamento Participativo de Erechim, que teve início dia 1º de junho, via online, e segue até domingo (8), quando a população poderá votar nas demandas regionais 2014/2015 também nas urnas que estarão distribuídas pela cidade.

 O índice Firjan

O Município de Erechim alcançou em 2014, com informações do ano-base de 2011 publicadas esta semana, seu melhor índice na história do levantamento tendo saltado de 0.768, em 2005, para 0.8430, em 2011.

No Brasil, Erechim é a 85ª cidade mais desenvolvida classificada no patamar de alto desenvolvimento. Os números levam em consideração, exclusivamente, estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Em 2010, a Capital da Amizade apresentava índice de 0.8276 e ocupava a 15ª posição no RS e 147ª no cenário nacional. O município, de 2010 para 2011, apresentou crescimento em todos os indicadores, especialmente, na educação, entre outros, graças ao acréscimo do número de vagas disponibilizadas à educação infantil.

"Estamos no caminho certo'', diz prefeito

Para o prefeito Paulo Polis, os números indicam que a cidade está no caminho certo promovendo a inclusão social, a geração de oportunidades e a participação das pessoas nos processos de decisão. Polis destaca, também, a parceria com a iniciativa privada e a aproximação com os governos federal e estadual como peças chaves para a garantia de novos investimentos públicos nas áreas de infraestrutura, educação, habitação e saúde.

Conforme os técnicos da Firjan, neste ano, a metodologia da pesquisa foi aprimorada buscando captar os novos desafios do desenvolvimento brasileiro para esta nova década. O principal incremento, explica Polis, foi situar o Brasil no mundo. "A nova metodologia buscou padrões de desenvolvimento encontrados em países mais avançados, utilizando-os como referência para os indicadores municipais. E, justamente levando em conta este parâmetro, demos um salto grande ficando entre as 5 cidades mais desenvolvidas do Estado. Sabemos que temos muito a fazer, mas os indicadores mostram que estamos no caminho certo", diz o prefeito.

Com recorte municipal e abrangência nacional, o IFDM, divulgado pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), avalia as condições de Educação, Saúde, Emprego e Renda dos 5.565 municípios brasileiros. O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada cidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) desenvolvimento.

No resultado geral, 3.653 (66,7%) cidades iniciaram a nova década em situação melhor do que terminaram a passada, sendo que apenas 332 (6,0% do total) alcançaram o nível de alto desenvolvimento (entre eles Erechim).