Prefeitura Municipal de Erechim - Polis recebe Sindivest para discutir implantação do Banco de Vestuário
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8388/polis-recebe-sindivest-para-discutir-implantao-do-banco-de-vesturio

22/04/2014

Polis recebe Sindivest para discutir implantação do Banco de Vestuário

Polis recebe Sindivest para discutir implantação do Banco de Vestuário

Projeto deve ser desenvolvido graças a parceira dos setores público e privado, formando mão-de-obra e gerando oportunidades

O setor têxtil de Erechim deverá ganhar importante reforço na qualificação da mão-de-obra e geração de oportunidades para trabalhadores e empresas do setor com a constituição do Banco do Vestuário. A forma de viabilizar a ideia foi discutida na manhã desta terça-feira (22) pelo prefeito Paulo Polis. que recebeu em seu gabinete diretores do Sindivest Erechim. Acompanharam a reunião, ainda, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edgar Marmentini, e o titular da pasta de Comunicação, Salus Loch.

O Banco de Vestuário será desenvolvido em parceria com 16 instituições, sendo que seu custeio deverá estar sob a responsabilidade da secretaria de Desenvolvimento Econômico. A ideia é que o Banco seja o órgão centralizador dos resíduos gerados pelas indústrias têxteis com possibilidade de aproveitamento. “Ele tem por objetivo a geração de trabalho e renda, contribuindo com a capacitação de pessoas para o setor e transformando desperdício em benefício social e ambiental”, explica o prefeito Polis.

Para o presidente do Sindivest Erechim, André Marcolin, a operacionalização do sistema será facilitada pela parceria envolvendo o setor público e privado. Ele destaca, também, que o material a ser produzido a partir do Banco deverá ter como destino entidades cadastradas como clubes de mães, associações de bairros, grupos de artesanato e economia solidária, centros comunitários e penitenciárias. Atualmente, o setor têxtil de Erechim emprega cerca de 1,7 mil pessoas. No entanto, boa parte da produção, especialmente pela carência de mão-de-obra especializada, acaba sendo executada fora da cidade, em Santa Catarina e outras regiões do RS.

Conforme o secretário Marmentini, com o Banco do Vestuário, a produção que hoje vai para fora, começará a ficar no município. Participaram da audiência com Polis, ainda, o tesoureiro do Sindivest Erechim, Cladir Dariva, Berenice Didoné e Evaldo Anziliero. Legenda: Banco de Vestuário oferecerá diversos cursos gratuitos de transformação de resíduos têxteis em peças utilitárias, capacitando pessoas para o mercado de trabalho na área de moda.