Prefeitura Municipal de Erechim - Dia Mundial da Saúde tem grande presença de público na Praça Jayme Lago
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8328/dia-mundial-da-sade-tem-grande-presena-de-pblico-na-praa-jayme-lago

07/04/2014

Dia Mundial da Saúde tem grande presença de público na Praça Jayme Lago

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE), Hospital de Caridade (HC) e Unimed, promoveu o Dia Mundial da Saúde. A ação foi realizada no domingo (6), na Praça Jayme Lago das 14h às 18h.
Com grande presença de público e com foco principal na prevenção de doenças e melhoria na qualidade de vida das pessoas - através do incentivo à realização de exames preventivos - a atividade contou com diversos serviços oferecidos gratuitamente para a comunidade.
A prefeita em exercício, Ana Oliveira esteve presente durante as atividades e destacou a importância de ações preventivas. “Temos que atuar preventivamente no que se refere aos cuidados com à saúde. A prevenção de doenças é fundamental para que haja o diagnóstico precoce e o tratamento adequado com maior eficácia”, ressalta Ana, enfatizando a grande parceria com as entidades de saúde para realização do evento.
“Em nenhuma área da Administração Municipal teremos o resultado esperado se atuarmos de forma isolada. Na saúde, por exemplo, temos nesse evento a marca de uma atuação integrada que vem para beneficiar diretamente a comunidade de Erechim”, destaca a prefeita.

Promoção da saúde e prevenção de doenças
Para o secretário de Saúde, Plínio Costa Jr., a prevenção de doenças com promoção da saúde é fundamental para que a comunidade viva com mais qualidade. “Nos dias atuais, o conceito de saúde engloba ações no que diz respeito à promoção da saúde, prevenção de doenças e seu tratamento. Consultas médicas de rotina, exames periódicos e o aconselhamento para a saúde são essenciais”, frisa o secretário.
“A equipe de trabalho da Secretaria de Saúde de Erechim aproveita essa data para reforçar a importância dos cuidados com a saúde. É uma forma de orientar a população, em relação à qualidade de vida, e promover atividades que possibilitem essa melhoria”, pontua Plínio.

Dia da Saúde na Praça Jayme Lago
Entre os serviços oferecidos gratuitamente à comunidade destaque para enfermagem, nutrição, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST/AU), Estratégia de Saúde da Família (ESF), Farmácia Popular (assistência farmacêutica), odontologia, Programa Primeira Infância Melhor (PIM), Saúde Mental (CAPS AD e CAPS II), Saúde da Mulher, Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental. Ainda, verificação de pressão arterial, teste de glicemia capilar e orientações em saúde.
Pequenas ações – grandes resultados
O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 7 de abril, com o objetivo de que as pessoas se venham a se conscientizar sobre a importância da saúde nas suas vidas, além de descobrir formas de se cuidar com a prevenção de doenças. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar a todos sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.