Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria de Meio Ambiente realiza transplante de figueira nativa
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8324/secretaria-de-meio-ambiente-realiza-transplante-de-figueira-nativa

04/04/2014

Secretaria de Meio Ambiente realiza transplante de figueira nativa

O exemplar – protegido por Lei através do Código Florestal Estadual – possui cerca de 40 anos e é a árvore mais espetacular na paisagem rural do sul do Brasil

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou na manhã de quinta-feira (3) o transplante de uma figueira nativa (gênero Ficus). A espécie transplantada chama-se ‘figueira-da-folha-miúda’ (Ficus organensis) e, segundo o livro Árvores do Sul de autoria de Bruno Irgang, é a maior das figueiras e a árvore mais espetacular na paisagem rural do Sul do Brasil.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Mário Rossi, o exemplar transplantado possui cerca de 40 anos de idade. “No Rio Grande do Sul, todos os exemplares dessa espécie estão protegidas por lei, através do Artigo 33 do Código Florestal Estadual”, ressalta o secretário, explicando que as figueiras são árvores de grande porte, com frutos pequenos e doces, muito importantes especialmente na alimentação de aves, mas também de outros animais.

Figueira nativa de 40 anos ficará na Praça Osvaldo Aranha
O exemplar transplantado possui cerca de 40 anos de idade e habitava um terreno situado na rua Raul Miranda e Silva, de propriedade da empresa JRR Empreendimentos Imobiliários, que pretende construir um edifício residencial e comercial no local.
“Sendo assim, a Secretaria de Meio Ambiente solicitou o transplante da figueira até a Praça Osvaldo Aranha, situada ao final da avenida Comandante Kramer, bairro José Bonifácio”, pontua Mário Rossi.
Os trabalhos iniciaram as 8h30 da manhã, com auxílio de trator de esteira e guincho custeados pelo empreendedor, com equipe de serviços externos da Secretaria de Meio Ambiente.
“Por volta das 11h a figueira foi transportada até a Praça com auxílio de batedores, causando curiosidade pelas ruas por onde passou. O trabalho foi concluído com êxito pela parte da tarde e esperamos que em breve a figueira nativa emita nova brotação, sinalizando o grande poder de resiliência que a natureza possui, embelezando e resgatando uma espécie tão rara em nosso Estado”, conclui o secretário de Meio Ambiente.