Prefeitura Municipal de Erechim - "O Pronatec mudou a minha vida"

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8244/o-pronatec-mudou-a-minha-vida

20/03/2014

"O Pronatec mudou a minha vida"

Afirmação do jovem Emerson Pereira – que já participou de cinco cursos através do Pronatec - comprova eficácia do programa que completa 2 anos em Erechim no próximo dia 23

O jovem Emerson Pereira, de 23 anos, pode ser considerado um grande exemplo de dedicação e força de vontade. Com cinco qualificações profissionais através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – Encanador Predial, Caldeireiro Montador, Soldador Tubular, Soldador TIG e Soldador MIG MAG – Emerson já se tornou um empreendedor em Erechim.
Proprietário de uma empresa de prestação de serviços de encanador predial, Emerson ainda busca mais uma qualificação profissional. “Na próxima semana começo o curso de Mecânica de Motocicleta oferecido pelo Pronatec. Já realizei cursos de encanador, caldeireiro e soldador em diversas modalidades – todos gratuitamente pelo programa oferecido pela Prefeitura. Hoje, posso dizer, que o Pronatec mudou a minha vida. Através dos cursos alcancei meu espaço no mercado de trabalho, com muito estudo, dedicação e qualificação profissional”, pontua o jovem.
Emerson é enfático ao afirmar que não existe fórmula, nem segredo para a realização profissional. “Basta aproveitarmos as oportunidades. Temos à disposição diversos cursos gratuitos em áreas onde a procura por profissionais é grande. Praticamente concluímos a qualificação e entramos no mercado de trabalho. Hoje não existe mais desculpa em relação às oportunidades. Elas estão aí e são oferecidas gratuitamente. Basta ter força de vontade para estudar e trabalhar”, ressalta Emerson.

Pronatec completa 2 anos em Erechim com 1 mil pessoas certificadas
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) completa 2 anos de atuação em Erechim dia 23 de março de 2014. Desenvolvido pelo Governo de Erechim, através da Secretaria de Cidadania, em parceria com o Governo Federal, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Social do Comércio (SENAC) e Instituto Federal do Rio Grande do Sul, o Pronatec tem como principal objetivo, a formação e capacitação de mão de obra técnica e especializada nos mais diversos ramos e setores.
O Programa, que busca ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, formou cerca de 1 mil pessoas em Erechim. Em 2013, mais de 560 pessoas receberam a certificação nos cursos qualificação profissional. Para 2014 serão oferecidos gratuitamente em Erechim cerca de 50 cursos de qualificação com mais de 2,9 mil vagas disponíveis.

Qualificação profissional para mudar a vida das pessoas
De acordo com a secretária de Cidadania, Maria Dolores Gollin, o mercado de trabalho exige mais do que experiência e boa vontade, é preciso ter qualificação profissional. “Para isso, o Governo de Erechim aderiu ao Pronatec, cujo principal objetivo é ampliar a oferta de mão de obra qualificada no município. São cursos gratuitos que capacitam e melhoram a autoestima de quem busca uma vaga no mercado de trabalho”, destaca Dolores.
Para a secretária, o Pronatec é um programa que veio para ficar. “Não há nada melhor que promover a capacitação e a qualificação das pessoas, para que possam ingressar no mercado de trabalho. É isso que faz com que a cidade avance” pontua a secretária de Cidadania, destacando que esse é um dos principais objetivos da administração municipal.
“A nossa cidade é um polo catalisador de bons projetos e o Pronatec só vem a contribuir para que juntos, possamos cada vez mais melhorar a vida das pessoas e nos tornarmos uma cidade de geração de emprego e renda”, afirma Dolores, enfatizando que o conhecimento adquirido e a qualificação profissional são diferenciais na vida de cada um.

Mais de 2,9 mil vagas no Pronatec em 2014
A secretária adjunta de Cidadania, Janiquele Dalla Vecchia afirma que o município tem muito a comemorar nesses 2 anos do programa, porém ainda há um grande desafio. “Estamos muito felizes em completar 2 anos de Pronatec, mas ainda temos muito a avançar, principalmente no que se refere a preencher todas as vagas disponíveis”, frisa Janiquele.
“Para este ano teremos mais de 2,9 mil vagas em cursos gratuitos em Erechim pelo Pronatec, mas é preciso que exista o interesse das pessoas em mudar as suas vidas. O Pronatec surgiu como a ‘porta de saída’ do Bolsa Família e esperamos que possamos cumprir com o nosso papel de fazer com que cada vez mais pessoas tenham mais qualidade de vida”, destaca.
“O Programa dispõe até de busca ativa nas residências para incentivar as pessoas a se inscreverem nos cursos de qualificação. Agora é a vez de cada um fazer a sua parte com dedicação, estudo, força de vontade e persistência.”, conclui a secretária adjunta, reforçando que muitas vagas para os diversos cursos já estão com as inscrições abertas.

Como se inscrever
Para se inscrever o candidato precisa apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o comprovante atualizado de inscrição no Cadastro Único. O Pronatec está localizado na avenida 15 de Novembro, 132. Telefone para contato (54) 3522.9245 e o horário de atendimento é das 8h às 11h30 e das 13h30 ás 18h.

Cadastro Único
Tem direito aos cursos gratuitos, os beneficiários de programas federais de transferência de renda, bem como famílias inscritas no Cadastro Único, com idade entre 16 e 59 anos. Qualquer membro da família poderá se matricular nos cursos, não havendo limite por família. As demais famílias, que ainda não estão cadastradas e que tem renda familiar de até três salários mínimos mensais, podem efetuar seu Cadastro Único na Secretaria de Cidadania (Avenida Salgado Filho, 227).