Prefeitura Municipal de Erechim - Parque Tecnológico do Alto Uruguai tem apoio de entidades da região
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8076/parque-tecnolgico-do-alto-uruguai-tem-apoio-de-entidades-da-regio

07/02/2014

Parque Tecnológico do Alto Uruguai tem apoio de entidades da região

Parque Tecnológico do Alto Uruguai tem apoio de entidades da região

Reunião convocada pela URI e Prefeitura de Erechim, nesta quarta-feira (5), serviu para explicar o projeto do Parque e aproximar os parceiros

Com o apoio da Prefeitura de Erechim, AMAU, ACCIE, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS), Credenor, CIRAU e Agência de Desenvolvimento, além de empresas da região, a URI campus de Erechim deverá encaminhar até o dia 20 de fevereiro pedido de recredenciamento para participar de edital do governo do RS que autorizará o repasse de recursos visando a abertura de novos Parques Tecnológicos no Estado.
O tema foi discutido nesta quarta-feira (5) em reunião no salão nobre da URI de Erechim, com a presença de representantes das instituições. Conforme o secretário de Coordenação e Planejamento da Prefeitura de Erechim, Anacleto Zanella, a proposta é integrar os atores regionais pensando no fortalecimento dos processos de inovação tecnológica do Norte do RS.
Durante o encontro, o projeto do Parque Tecnológico do Alto Uruguai foi apresentado pelo responsável pela área de extensão da URI, Júlio Brancher – que revelou as etapas já vencidas para conquista do investimento. Na última semana, Anacleto e Brancher já haviam discutido o assunto com representantes da Secretaria Estadual da Ciência, Inovação e Desenvolvimento e Tecnologia, explicando a importância da instalação de um Parque Tecnológico para a região.
A pauta foi tratada com a secretária ajunta Ghissia Hauser e com o diretor de Tecnologia da secretaria, Luciano Andreatta. No encontro foram apresentados detalhes sobre o funcionamento do Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos (PGTEC) e do RS Tecnópole de Apoio às Incubadoras de Base Tecnológica e de indústria criativa.
O edital para apoio financeiro aos Parques deverá ser realizado em março deste ano – sendo que, hoje, a URI já atende a praticamente todos os requisitos necessários para a seleção.

Apoio e integração
O diretor administrativo da URI, Paulo Giollo, aproveitou a reunião das lideranças para destacar que o Parque não será da URI. “O Parque é da região Norte do RS. Seremos apenas a entidade gestora”, pontuou.
O secretário Anacleto Zanella destacou que durante viagem oficial à China (realizada no fim do ano passado) foi possível presenciar o compromisso do governo chinês com o estímulo ao desenvolvimento dos Parques Tecnológicos e do processo de inovação, o que tem colaborado para impulsionar e manter firme a economia do país. “Precisamos avançar neste segmento em nossa região, estado e país. Por isso, daremos total apoio ao projeto do Parque Tecnológico do Alto Uruguai”, destacou o secretário.
A Região Norte do RS já tem um Polo Tecnológico em funcionamento. Localizado na URI, o espaço vem se consolidando com projetos de pesquisa e ações inovadoras nas áreas de agropecuária, tecnologia de alimentos, desenvolvimento industrial, energia e meio ambiente. O Parque Tecnológico, no entanto, possibilitaria novas etapas no processo de inovação, agregando valor, ainda, ao processo de pesquisa e desenvolvimento regional.