Prefeitura Municipal de Erechim - Programa Polícia Comunitária é apresentado à Secretaria de Segurança de Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8050/programa-polcia-comunitria--apresentado--secretaria-de-segurana-de-erechim

30/01/2014

Programa Polícia Comunitária é apresentado à Secretaria de Segurança de Erechim

Programa Polícia Comunitária é apresentado à Secretaria de Segurança de Erechim

Na tarde de quarta-feira (29), o secretário de Segurança Pública e Proteção Social de Erechim, Rafael Testa, recebeu em seu gabinete o coronel Cesar Marobin, coordenador dos Núcleos de Polícia Comunitária da Secretaria de Segurança do Governo do Estado, juntamente com o coronel Jorge Reginaldo Petersen Morais, comandante do CRPO/Planalto. Ainda, estiveram presentes o tenente-coronel Ricardo Alex Hoffmann, comandante do 13º BPM e o major Pedro Wilson Pacheco.
Em pauta, apresentação ao munícipio de Erechim do Programa Polícia Comunitária desenvolvido pelo Governo do Rio Grande do Sul em parceria com as prefeituras. De acordo com o secretário de Segurança, Rafael Testa, a partir de agora a viabilidade de implantação do Programa será analisada pela Administração Municipal. “É imprescindível ressaltar o grande diferencial da cidade de Erechim no que se refere à segurança integrada. Temos uma grande parceria entre todos os órgãos de segurança e a Brigada Militar, assim como a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Pelotão Ambiental e as polícias rodoviárias Estadual e Federal, são fundamentais na garantia da segurança da população”, destaca Testa.
“Nossa cidade é exemplo no que tange às ações conjuntas das polícias e na união de forças para o combate ao crime. O trabalho conjunto de todos traz resultados positivos em relação à criminalidade no município”, pontua o secretário.

Polícia Comunitária já beneficia 12 cidades do Rio Grande do Sul
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), vem implantando o projeto de Polícia Comunitária em diversas regiões do Estado. O projeto começou em 2012 e hoje são 12 municípios beneficiados. O modelo de polícia comunitária traz um conceito inédito no Brasil, ao aproximar os policiais da população. É operado a partir de núcleos, formados por bairros, que são atendidos por PMs que moram nos locais onde farão o policiamento.
Hoje, 12 cidades (68 núcleos) têm o projeto: Caxias do Sul, Bagé, Bento Gonçalves, Campo Bom, Canoas, Cruz Alta, Esteio, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Sapucaia do Sul e Rio Grande. Até junho de 2014, 23 municípios do Rio Grande do Sul terão Polícia Comunitária, somando 147 núcleos no Estado.