https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7990/erechim-cria-14-mil-novas-vagas-na-educao-infantil-em-seis-anos
16/01/2014
Erechim cria 1,4 mil novas vagas na educação infantil em seis anos
Sistema municipal de ensino conta com mais de 8 mil alunos. Apenas entre 2013 e 2014, 343 novas matrículas na educação infantil já foram garantidas pela Prefeitura
A educação em Erechim vive um ciclo virtuoso de crescimento, com qualidade, inclusão e geração de novas oportunidades para estudantes e suas famílias, da creche à universidade. Enquanto se consolida como um polo gerador de conhecimento no ensino superior, com instituições como a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), URI, Instituto Federal (IFRS), FAE e outros, o governo Polis e Ana trata de fortalecer, também, o sistema municipal de ensino – que hoje já atende a mais de 8 mil estudantes.
Reconhecida nacional e internacionalmente por sua experiência de educação inclusiva (conforme recente premiação oferecida pelo MEC e pela Organização dos Estados Ibero-americanos), e pela excelência do ensino oferecido aos estudantes (Erechim tem a melhor educação do RS entre as cidades com mais de 50 mil habitantes, conforme o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)), a cidade vem se destacando, também, pela criação de novas vagas, especialmente, na educação infantil.
Novas escolas de educação infantil, inclusão e qualidade do ensino são marcas da atual administração
Nos últimos seis anos, 1,4 mil novas vagas de educação infantil foram criadas para atender as necessidades das famílias locais, do berçário I até o Pré-B com destaque para a construção – neste período – de duas escolas (Ruther Von Muhlen, no Centro, e Lucas Vezzaro, no Linho).
Apenas entre 2013 e 2014, 343 novas matrículas já foram garantidas na educação infantil. Para o início do ano letivo de 2014, uma nova escola será entregue à comunidade: trata-se da EMEI Vera Beatriz Sass, localizada no bairro Paiol Grande e que atenderá a 148 alunos em turno integral.
Para 2015 o número de vagas irá aumentar com a entrega de mais duas escolas de educação infantil (que começarão a ser construídas nos próximos meses nos bairros Copas Verdes e Maria Clara, ambas com recursos do governo federal), além de reformas e ampliações já previstas pela secretaria de Educação, como na Roberto Teódulo, Irmã Consolata, Bortolo Balvedi e Dom João Hoffmann. Paralelamente, um Centro de educação infantil – que atenderá aos bairros Progresso, Cristo Rei, Pettit Vilage, Rio Tigre, Aeroporto, Estevam Carraro, novos loteamentos e outros – também será viabilizado pelo município, abrindo mais de 300 novas matrículas em turno integral. A ampliação das parcerias com instituições privadas, a partir da compra de vagas, também é um elemento que deve colaborar com a inclusão dos alunos em sala de aula.
Reunião define metas e prioridades
Estes e outros assuntos foram pauta de reunião do prefeito Paulo Polis com o secretário de Educação, Alderi Oldra, e a secretária adjunta, Juliane Bonez. De posse dos números apresentados, o prefeito parabenizou toda a equipe da Educação, mas frisou que o ritmo de trabalho deve ser mantido, levando em conta a qualidade do ensino, a questão orçamentária e a capacitação/valorização constante dos professores do sistema municipal. “Temos que reconhecer os avanços já conquistados, mas sabemos que é preciso fazer mais, e, sempre que possível, fazer melhor. Precisamos seguir ampliando as vagas em creche, e melhorando nossos índices no IDEB. Além disso, é nosso dever, também, identificarmos aonde estão os estudantes fora da sala de aula e trazê-los para o processo de aprendizagem”, destacou o prefeito. Atualmente, mais de 90% dos jovens entre 5 e 13 anos frequentam a escola em Erechim.
Conforme Oldra, na pauta da secretaria para 2014, ainda estão a discussão quanto a necessidade de criação de um novo espaço para a Escola de Belas Artes, manutenção do Pré-ENEM, CEJA, além de ampliações e aperfeiçoamentos nos diversos programas e ações que envolvem a capacitação dos professores, informática educativa, educação integral, educação inclusiva e a merenda escolar.
Para lembrar:
Boa evolução de criança com deficiência rende prêmio à escola Irmã Consolata e reconhecimento nacional a Erechim
O caso da estudante Samantha Sega, matriculada no maternal da escola municipal de educação infantil Irmã Consolata, de Erechim, valeu à instituição o primeiro lugar no Prêmio Experiências Inclusivas - A Escola Aprendendo com as Diferenças, categoria Escolas Públicas. Matriculada em 2012, com diagnóstico de paralisia cerebral, a garota, nascida em 2009, apresentou melhoras em todos os sentidos a partir da interação com os colegas.
Prematura e filha de pais dependentes químicos, Samantha foi adotada por uma nova família quando tinha um ano e um mês. A história da menina foi narrada em reportagem especial do portal do Ministério da Educação (MEC), no final de dezembro do ano passado.
Ao ingressar na escola, Samantha apresentava uma série de dificuldades: não firmava a cabeça, temia a aproximação das pessoas, assustava-se com movimentos bruscos, não se comunicava e mal se locomovia.
A professora Andrea Paula Ceron aponta a socialização da menina como o principal avanço. “A partir dessa melhora, conquistamos a confiança, o carinho”, diz. “Houve evolução na linguagem oral, na postura em pé, na atenção e concentração, hábitos de higiene e autonomia”.
A professora salienta que a melhora da estudante foi resultado de um trabalho dos professores, da equipe de apoio ao processo de aprendizagem, dos profissionais do atendimento educacional especializado, da direção, funcionários e comunidade de pais. “A filosofia da unidade é educar com liberdade para brincar, imaginar, sonhar e viver, valorizando e respeitando as diferenças”, explica Andrea. De acordo com a professora, a escola vem cumprindo a missão de ampliar e aperfeiçoar cada vez mais essa prática. “A criança desenvolve as habilidades e competências vivenciando-as na alegria, na magia, no encontro da infância”, pontua.
A escola municipal de educação infantil Irmã Consolata tem por objetivo fazer com que os estudantes aprofundem seus conhecimentos em várias áreas, tendo ao mesmo tempo um crescimento cognitivo, socioafetivo e psicomotor. A escola respeita e valoriza as habilidades, competências, faixa etária e as diferenças dos alunos.
Secretaria também é destaque nacional
Esse trabalho é reflexo, em parte, do atendimento especializado a crianças com deficiência desenvolvido pela Secretaria de Educação de Erechim. No prêmio, o município recebeu o segundo lugar na categoria Secretarias.
De acordo com o secretário de Educação de Erechim, Alderi Oldra, são ofertadas todas as condições possíveis e necessárias para que os estudantes sejam atendidos, nas escolas, por profissionais preparados, com formação permanente. “Implantamos o trabalho de bidocência, ou seja, a presença de dois profissionais na mesma turma quando há estudante com deficiência sem autonomia de vida”, explica.
Erechim respeita as diferenças
Há também em sala de aula a presença de tradutor-intérprete da língua brasileira de sinais (libras) para crianças surdas. Além disso, é oferecida educação bilíngue, quando os pais a requisitam. A Secretaria também oferece fonoaudiólogo, além de transporte escolar específico e adaptado, da porta da casa do estudante até a porta da escola.
Segundo o secretário, o trabalho de atendimento educacional especializado ocorre em todas as escolas do sistema municipal de educação, em salas de recursos multifuncionais, em que é desenvolvido um trabalho pedagógico norteado pela política nacional de educação especial, na perspectiva da educação inclusiva. “Erechim respeita as diferenças e inclui todas as pessoas com deficiência nas classes normais das escolas municipais”, salienta. “Os desafios aumentam e vamos trabalhar fortemente para dar atendimento de qualidade a todos, sem preconceito algum”.